segunda-feira, 20 de maio de 2013

A CARTEIRA DO SENADOR

            Entusiasmado e feliz, o senador saiu às ruas de São Paulo, para participar da Virada Cultural.  Alegre e sorridente caminhava entre a multidão que assim como ele, deixou suas casas para  aproveitar horas e horas de shows de música, teatro e arte.
Em cada canto da cidade num palanque  artistas famosos e outros menos conhecidos, cantavam de dançavam. O povo, descontraído nem se importava se havia chuva ou frio. Era só felicidade e alegria.
Poder participar de atividades culturais gratuitamente é uma oportunidade única na vida de muitos brasileiros, por isso a multidão ocupou todos os espaços oferecidos. Homens, mulheres, crianças e jovens vindos de todas as partes se encontraram pelas ruas paulistanas para comemorar. Famílias aproveitando a oportunidade para, se divertir. Pais carregando filhos nos ombros, mães empurrando carrinhos de bebês, os mais idosos caminhando  devagar, mas todos com os rostos iluminados pela oportunidade de um final de semana feliz.
Infelizmente, toda essa festa correu o risco de ser manchada pela tragédia. Alguns meliantes aproveitaram o clima de descontração para roubar e furtar. Não satisfeitos, também provocaram brigas, arrastões e assassinaram um jovem.
Que pena! O que era para ser um final de semana de felicidade,  transformou-se para alguns em tragédia.
Talvez, a tentativa de fazer cultura popular, como acontece nas “Viradas” deixe vir à tona duas grandes questões: uma boa e outra ruim.
A primeira é a certeza que a população quer e precisa de mais divertimento, sem custos. O povo é capaz de curtir forró e música clássica com a mesma atenção. A arte quando é boa, é  aceita por todas as classes sociais.
O lado ruim da questão, é que ainda estamos precisando de educação de base. A criminalidade,  é produto de uma população que não está tendo acesso aos meios mais simples de educação.
Outros fatores sociais também surgem nessas ocasiões e que devem servir como termômetros para medirmos às condições sociais de uma população.
Entre os que foram vítimas, encontramos um senador, ou melhor, o senador Eduardo Suplicy, que teve seus documentos, dinheiro e celular, rapinados. No palanque, ao lado de Daniela Mercury, Suplicy pediu para ter seus bens devolvidos.
Fica uma questão: será que foi providencial terem levado a carteira do senador?
Talvez, tendo sofrido o problema, o senhor senador possa defender em Brasília, com mais veemência, as necessidades educacionais do nosso país.
É triste, é cômico, é sério!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário