quinta-feira, 16 de maio de 2013

CRECHES - (Promessas de Palanque)

            Nossa Presidente (ou será Presidenta?), no calor da campanha anunciou que os brasileirinhos seriam a sua maior preocupação, provavelmente naquela ocasião não havia um conhecimento claro das verdadeiras necessidades educacionais brasileiras. Atualmente, 2013, todos os estados estão com milhares de crianças de zero a três anos, fora do ambiente educacional.
 As creches, locais importantes para o desenvolvimento infantil, ainda estão muito longe de atender as necessidades brasileiras. O MEC empurra a responsabilidade para os municípios, que por sua vez, declaram existir outras necessidades mais urgentes que investir em educação.
Os centros de apoio educacional para crianças de zero a três anos, são necessários não só para o desenvolvimento infantil, como também para colaborar com a economia doméstica, permitindo que os pais possam trabalhar e melhorar suas condições financeiras.
O atendimento educacional no Brasil, ainda está longe de encontrar soluções para atender da creche à universidade. Muitas lacunas estão sendo preenchidas, mas é como uma colcha de retalhos, onde os pedaços de pano são costurados aleatoriamente, com uma “pequena” grande diferença: a colcha será mais bonita quanto maior for à diversidade de retalhos, mas em se tratando de educação o resultado é exatamente o inverso.
Não podemos remendar: aprendizagem tem tempo certo para acontecer. Ou investimos um bom produto  na hora da necessidade ou não teremos cidadãos capazes de produzir adequadamente para o país. O processo educacional vai muito além das paredes escolares, ele envolve e compromete um grande círculo de pessoas que constituem a órbita planetária educativa. Familiares, professores, equipes de saúde, comunidades entre outros astros que se interligam para o brilho do principal astro do sistema – o aluno.
As creches constituem a base do sistema educacional, seguidas das escolas infantis e do fundamental. Após esse ciclo os alunos deverão ser direcionados para as oficinas profissionais e universidades.
O investimento em educação é a longo prazo e os resultados só aparecem após  anos de investimento, mas quando as bases são sólidas formam-se cidadãos frutíferos capazes de darem continuidade ao sistema, colaborando na formação de novos e criativos cidadãos.
Portanto, os brasileirinhos de zero a três anos precisam de espaços para  crescer de forma saudável. Precisamos de creches qualificadas para o exercício da educação nos primeiros anos de vida.
É hora de cumprir promessas de palanque!
Edison Borba
 

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