terça-feira, 21 de maio de 2013

DEDO NA FERIDA

           No país das maravilhas, onde a natureza é magnífica, o povo é alegre e hospitaleiro, a música está em todas as esquinas, com fauna e flora invejáveis. Terra abençoada por Deus, onde os tornados não passam e os terremotos existem apenas nos contos de terror, é também o país onde os partidos brotam como frutos em árvores.
Suas siglas são as mais diversas e tantas que é difícil sabermos o significado de cada uma delas: PMDB, PTB, PDT, PT, DEM, PCdoB, PSB, PSDB, PTC, PSC, PRP, PV, PT do B, PRTB, PP, PSTU, PCB, PHS, PSDC, PCO, PTN, PSL, PRB, PSOL, PR, PSD, PPL, PEN, MD etc ... etc ...
Partido político deveria ser como time de futebol, uma vez escolhido jamais será substituído. Quem nasce vermelho e preto é flamenguista, e jamais se transformará em tricolor. Virar a casaca é crime hediondo.
Há muitos e muitos anos, havia alguns homens no Brasil que eram reconhecidos por suas siglas políticas. Homens que independentemente de suas ações, boas ou más, mantinham-se firmes em suas convicções partidárias. Atualmente é difícil saber quem é quem e em que partido está filiado. Troca-se de partido como se troca de roupa. Os próprios “partidários???” desconhecem a filosofia de seu “partido???”
Alguns partidos (e são poucos) conseguem ter alguma identidade.
Infelizmente, os interesses pessoais, estão acima das necessidades do país. O povo, que não consegue entender o significado de tantas siglas, também não consegue perceber que elas existem apenas como placebo ou fantasia. Funcionam como firmas fantasmas, criadas para burlar, desviar dinheiro, camuflar falcatruas e abrigar  malfeitores.
Claro que essas questões não incluem todos e todas que estão no poder. Existem alguns que por teimosia ou por praticarem a ética na política, permanecem firmes em suas convicções políticas.
Mas o troca - troca ou suruba política, é mantida em camuflada. Todo mundo finge que acredita e continuamos a viver como Alices, num país das maravilhas.
Porém, a Terra Encantada entrou em ebulição com a inteligente observação do Senhor Doutor Joaquim Benedito Barbosa Gomes, Presidente do Supremo Tribunal Federal: “nosso país tem partidos de mentirinha”.
Creio que o grande magistrado estava se referindo, filosoficamente, apenas a alguns grupos que se movimentam de um lado para outro dependendo de suas necessidades particulares. Atos conhecidos como oportunismo. Esses vivem de mentirinhas contadas aqui e ali, mudando de endereço buscando sempre levar vantagem.
Partidos de mentinha existem para atender questões pessoais.
O Senhor Ministro meteu o dedo na ferida e deixou sangrar. Lamentavelmente, já foram providenciados os devidos curativos e tudo já está cicatrizando.
É obrigação do povo, não deixar que essa ferida cicatrize. Precisamos saber o significado de cada sigla, qual a sua filosofia, quem pertence a ela e quais são os macacos e macacas que pulam de galho em galho. Para esses precisamos cortar o cipó e deixá-los cair do galho.
O voto é a melhor forma de ajudar ao nosso país a resgatar a ética e a moralidade em nosso País.
Edison Borba
 

 

Um comentário:

  1. nossa seus textos sao de tirar o folego, sao palavras e frases pra mudar comportamentos, pensamentos, debater, pensar e repensar , sao pra mudar vidas.

    ResponderExcluir