sexta-feira, 10 de maio de 2013

JORNALISTA EMOCIONADA

         Diariamente, os apresentadores de telejornais noticiam os mais variados assuntos. Alguns usam a técnica do distanciamento, isto é, seja qual for o assunto, sua expressão facial permanece a mesma. Leem textos sobre assassinatos e a seguir comentam os gols da rodada com o mesmo equilíbrio. Mudam de assunto maquinalmente.
Outros fazem o gênero sensacionalista. Todas as notícias são grandiosas e lidas em voz alta. A chegada de uma frente fria é colocada como se fosse um tornado. São inflamados e estão sempre agitados diante das câmeras. Mas apesar do estilo, são semelhantes aos anteriores, camuflando suas emoções.
Dificilmente, vemos um jornalista demonstrar claramente tristeza, alegria, constrangimento, indignação ou outro qualquer sentimento. Existem regras contratuais, que as emissoras exigem ser cumpridos, quando se trata de informar.
Há telejornais, em que se percebe claramente, que até a roupa usada pelos profissionais, são estabelecidas em contrato. Há um padrão a ser seguido, mantendo, portanto, um estilo, que se torna reconhecido pelos telespectadores.
Esses dias, uma jornalista, trouxe emoção ao telejornalismo, ao apresentar uma notícia sobre usuários de drogas.
O assunto envolvia uma filha que procura pela mãe, viciada em crack. O encontro das duas mulheres foi realizado diante das câmeras. Realmente uma cena emocionante. Mãe e filha se reencontrando em condições opostas. A filha é que estava resgatando a mãe. A jovem assumindo um papel que na maioria das situações é exatamente oposta.
Apesar de se tratar de um assunto triste, a cena apesar de chocar também foi linda, pela forma com que foi tratada pela emissora.
A jornalista e apresentadora, sem conter as lágrimas, deixou que  sua emoção contagiasse a todos que assistiam o telejornal.
Parabéns para SANDRA ANNENBERG, pela sinceridade e profissionalismo com que sempre pauta as suas apresentações e principalmente por humanizar esse tão complicado mundo, o das notícias.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário