quinta-feira, 23 de maio de 2013

NOTÍCIAS CRUEIS:

           A semana chega ao fim com os jornais povoados de notícias difíceis de serem publicadas. É claro que também aconteceram coisas boas, divertidas e agradáveis, mas  alguns fatos são tão terríveis, assumindo uma proporção  intensa que nos fazem parar para refletir. Agressão aos animais, jovens criminosos, assassinato de mulher são algumas notícias terríveis que ocuparam as manchetes dos jornais.
Quando o fato é muito desagradável, temos buscar reflexões sobre eles e tentar achar uma explicação que possa nos trazer equilíbrio e pensar que nem tudo está perdido.
ALEMÃO SEM LEI:
Lamentavelmente o Complexo do Alemão, comunidade que recebeu a polícia pacificadora, iniciou um processo de urbanização e está recebendo turistas. Local que tem o seu teleférico como um ponto atrativo. Comunidade  mostrada em novela como  ordeira e trabalhadora, voltou as manchetes dos jornais. Uma ordem do tráfico exigindo o fechamento do comércio, escolas e a paralisação de todas as atividades foi obedecida. Impossível não aceitar as ordens de quem por muitos anos manteve o controle do local.
QUINZE ANOS E SEIS CAVEIRAS:
Em São Paulo, jovem de quinze anos foi preso após matar a sétima vítima. Aborrecido por ser  detido antes de poder tatuar a sétima caveira, menino afirma: “aqui não é Estados Unidos. Não tem prisão perpétua, vou sair em pouco tempo, vou fazer a sétima caveira e encher minhas costas com outras”.
Outro menor, afirma – “só matei três e só tenho amor a minha mãe”.
Assustador, impressionante, aterrorizador ou lugar comum? A cada dia, o Brasil aumenta o número de assassinatos. Estamos em primeiro lugar na lista de mortos diariamente. Em todo o território nacional e os muitos dos nossos jovens estão se perdendo no mundo do  crime.
HOMEM JOGA DOIS CÃES PELA JANELA:
Homem, em Copacabana, atira dois cães pela janela. Os animais que pertenciam à sua irmã incomodaram o cidadão, médico por formação, que segundo a família, sofre de problemas neurológicos.
MULHER É MORTA PELO EXCOMPANHEIRO:
Em Minas Gerais, uma mulher foi assassinada após fazer vinte e seis Boletins de Ocorrência, sendo que três boletins foram feitos no dia em que ela foi assassinada.
Para a nossa reflexão, temos:
>Até quando a lei bandida será obedecida pelas comunidades? Como acabar com a cultura de que os traficantes possuem o poder?
>Como resolver o problema dos menores infratores no Brasil? O que fazer para cumprir a lei e educar tantos delinquentes mirins?
>Que punição deve receber alguém que mata um animal doméstico? O homem que matou os cães foi colocado em liberdade, mas se ele tivesse feito o mesmo com um animal em extinção,  não haveria fiança. Qual a diferença entre um animal doméstico e um que está na lista de proteção ambiental?
>Por que uma mulher faz 26 Boletins de Ocorrência e não recebe a devida proteção? Será que a resposta pode ser encontrada na cultura machista que ainda domina o país?
Ficam as questões para reflexão!
Edison Borba
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário