quinta-feira, 23 de maio de 2013

UMA MULHER DE ARTE

         Perto de completar cem anos, em 21 de novembro próximo, uma japonesa brasileira, continua fazendo arte.
Peças de formas arrojadas, mas que transmitem delicadeza encanta a todos. Refinada em cores e formas, seu trabalho contém a leveza japonesa interligada e mesclada com as forças da natureza do Brasil.
Tomie Ohtake,  “adotou-se” brasileira sem perder as suas origens orientais. Sua vocação sem dúvida está em suas células desde a sua gestação, porém foram necessários quarenta anos para aflorar e nos deslumbrar.
Tomie fez arte com tinta, papel, telas e metais. Pinturas, esculturas e gravuras alegram e inspiram o  mundo. Em São Paulo da garoa, estão espalhados pela cidade, painéis e esculturas, encantando a todos que muitas vezes desconhecem a autora.
Ohtake, não para e perto de completar um centenário, continua “arteira”. Mulher simples e de aparência frágil,deixa fluir em sua arte um vigor e uma força extremamente estonteantes.
Mais do que pintar ou esculpir, essa mulher brinca com  ideias, pensamentos e sonhos transmitindo-os para o  mundo concreto, de concreto, os mistérios do abstrato.
Sua arte nos permite um mergulho no mais profundo do imaginário, não é para ser simplesmente vista, é para ser degustada.
Visitar sua exposição exige fôlego, é ficar diante de um universo simples ao mesmo tempo instigante.
Tomie Ohtake, uma japonesa brasileira, nos emociona e toca profundamente nossos corações, em quase cem anos de vida, ela continua sendo uma mulher de arte.
Edison Borba
 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário