sábado, 30 de maio de 2015

LIVRO – ALMA FEMININA

Informação aos interessados em adquirir e conhecer as crônicas e todo o conteúdo do livro ALMA FEMININA, como: “Com a tesoura no corpo”; “O monstro de olhos azuis”; Quem é ela?”; “A mochila cor de rosa”; “Ditadura da beleza”; “Quem ama não mata”; “Meu chefe é mulher”: “Feminicídio” e muitas outras, poderão comprar o livro na:

LIVRARIA PREFÁCIO – RUA VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA, 39 – BOTAFOGO – Rio de Janeiro – RJ
Preço: R$20,00 – (vinte reais) – 230 páginas

Telefones para informações e reservas: (21)2527.8843 / 2527.5699

Obrigado pelo interesse que tantos amigos!

Edison Borba – o autor.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

AMIGOS, COMO VIVER SEM ELES?


Ontem, 26 de maio, 3a feira, a Livraria Prefácio, reuniu mais de duzentas pessoas, em torno do lançamento do livro ALMA FEMININA. Não eram pessoas comuns, eram anjos que sob a forma de amigos vieram se reunir naquele local.
O livro, foi o motivo da reunião, porém o que mais importou naquele encontro, foi o carinho, a amizade, a diversidade compartilhada em harmonia pelos convidados.
A “alma feminina” que tomou conta de todos, era possível ser sentida nos sorrisos, abraços e alegria que tomou conta de todo o ambiente da livraria.
Amigos reencontrando amigos! Abraços saudosos trocados entre pessoas que há tempos não se encontravam.
Amigos de amigos revendo amigos em comum. Gerações de amigos se confraternizando sob as benções de Deus!
                                            Ontem, dia 26 de maio, foi um dia abençoado!

Obrigado a todos que compareceram, que me prestigiaram, que me abraçaram e compartilharam comigo mais um momento único em minha vida!
Obrigado! Muito obrigado a todos que compareceram ao lançamento do livro ALMA FEMININA.
 
Amigos, como viver sem eles?

Edison Borba

 

terça-feira, 26 de maio de 2015

UM DIA ESPECIAL!

Todos os 365 dias de um ano, devem ser especiais.
A cada manhã quando acordamos e nos damos conta que a natureza, apesar de todos os maus tratos recebidos, ela continua a nos brindar com flores e frutos, a nos agasalhar à sombra de lindas árvores e a nos oferecer água para matar nossa sede e nos ajudar a viver.
O ar, mesmo que poluído, ainda é a nossa fonte de sobrevivência.
Apesar das lutas diárias, das dificuldades e de uma série de obstáculos a serem vencidos, cada dia é novo. Cada dia é um mistério a ser desvendado!
É um novo quadro a ser pintado, uma nova melodia a ser composta, um novo desafio a ser vivido, por isto é que todo dia é especial.
Porém, alguns dias são mais especiais do que outros, para cada um de nós: o dia do nascimento de um filho, o dia do encontro com o primeiro amor, o dia da formatura, o dia do nosso aniversário ou de alguém que amamos, são dias especialíssimos.
Hoje 26 de maio de 2015, uma outonal 3ª feira, é o dia em que dividirei com pessoas da minha família, amigos, companheiros, amores, colegas, alunos e muita gente que só conheço através do mundo virtual um trabalho meu – o livro Alma Feminina!
Parece ser muito simples organizar um projeto como esse. Mas não é!
Muito trabalho, muitas horas frente ao computador, dúvidas, medos, desânimo e vontade de não seguir. São nestes momentos que alguns anjos surgem para nos ajudar a reagir e sair para a luta e buscar na luz, vontade de continuar – os amigos!
Hoje, dia 26 de maio, entrego ao mundo um pouco de mim!
Acreditem: há muito amor nas páginas deste livro!
Ele agora está pronto e livre, portanto, irá viajar por muitas mãos, casas, lares, escolas, comunidades, bairros, cidades e quem sabe até outros países.
Ouvirá elogios e críticas!
Causará emoções!
Provocará reflexões!
É mais um livro entre os bilhões que já existem no mundo, mas este é único – ele saiu de mim!
Portanto estou vivendo hoje um dia especial e quero dividí-lo com você!
Estarei na Livraria Prefácio, rua Voluntários da Pátria, 39 – pertinho da saída do metrô Botafogo, das 18 até às 21 horas.
Venha para o abraço! Venha para a alegria! Venha …
Edison Borba

segunda-feira, 25 de maio de 2015

MINHA ALMA FEMININA

Infelizmente, os nossos noticiários vivem repletos de casos envolvendo o gênero feminino como alvo de violência da sociedade. Atos que caracterizam violência contra a mulher na sua condição física, psicológica, sexual, patrimonial e moral aparecem constantemente na mídia.
Apesar do longo caminho percorrido pelas mulheres para serem respeitadas, tratadas e valorizadas com dignidade (os salários das mulheres que exercem as mesmas funções que a dos homens, em muitas empresas, é inferior ao deles) ainda existem muitos pontos a serem modificados.
Através da atitude de muitas mulheres, algumas regras, leis e caminhos foram modificados e novos horizontes se abriram no sentido do reconhecimento de que a ALMA FEMININA, não é apenas uma condição feminina.
Quando Pepeu Gomes, cantou os versos “ser um homem feminino, não fere o meu lado masculino” e Gilberto Gil, nos deliciou com os versos de Super-Homem, a Canção - “quem dera pudesse todo homem compreender, ó mãe quem dera, que a porção mulher que trago em mim agora, é o que me faz viver”, deveria ter ficado claro para todos que esta porção feminina, é que nos conduzirá a paz e ao equilíbrio universal.

Irmã Dulce e Madre Teresa de Calcutá, são dois símbolos de guerreiras, mulheres aparentemente frágeis, mas que souberam lutar para melhorar as condições humanas. Outras, ao serem atingidas pela maldade souberam tirar da tragédia a força para provocar mudanças, como Maria da Penha e Glória Perez, que ao serem atingidas quase mortalmente, conseguiram forças para que houvesse mudanças nas Leis do País.
No livro ALMA FEMININA, que será lançado dia 26 de maio de 2015, na livraria Prefácio, contém em suas páginas diversas histórias de mulheres que de alguma forma provocaram e ainda provocam reflexões sobre a situação do feminino no mundo.
Não há mais como ficar indiferente ao movimento pela dignidade e respeito pelo feminino, repetindo Desmond Tutu:
                “Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado do opressor”.
                                                         Edison Borba
Livro ALMA FEMININA
Editora All Print – SP
230 páginas – 20 reais
Lançamento – dia 26 de maio, das 18 às 21 horas na Livraria Prefácio, rua Voluntários da Pátria, 39 – estação metrô Botafogo.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

ELA TEVE O QUE MERECEU !!!

Esta observação tem sido o motivo de muitos atos de violência contra a mulher. Infelizmente, apesar de estarmos no século XXI e termos ao nosso dispor tecnologia de alta precisão e dos laboratórios a cada dia colocarem em circulação as mais variadas drogas para a manutenção da saúde humana e com isso aumentar a longevidade, o comportamento masculino continua com traços dos homens da caverna.
O mundo dos cosméticos cria uma diversidade de cremes e produtos de beleza com a proposta de aumentar a beleza feminina e a indústria de roupas, dita modas ousadas para que todas as mulheres possam se sentir deusas e caminharem pelas ruas como se estivessem em passarelas.
Tudo isto, não altera a visão masculina, que em muitos casos olha para a mulher como uma presa a ser alcançada e devorada sem nenhuma clemência.
A mesma indústria, a mesma imprensa, a mesma revista que divulga as belas fotos das belas mulheres, também serão aquelas que irão induzir à sociedade a culpar a vítima, por ter usado de sua feminilidade para provocar o “macho” e levá-lo a atitudes de violência.
Dia 26 de maio, 3a feira próxima, na livraria Prefácio, o livro ALMA FEMININA, que será lançado aponta para essa triste situação social.
Mary Quant, quando encurtou as saias, quebrou regras e desafiou o mundo, quanto ao vestiário feminino, afirmando que não importa o que veste, a mulher tem que ser respeitada, esteja usando um traje de freira ou um biquini.
Em 1976, a bela atriz e modelo (já falecida) Margoux Hemingway, estrelou o filme “Lipstick” (O Batom), drama / thriller, que narra a história de violência sofrida por uma famosa modelo de produtos de beleza, que foi estuprada e o seu agressor absolvido, pois os jurados acreditaram que ela foi culpada da violência sofrida, ao exibir suas fotos pela cidade usando aquele tipo de batom.
Ficção? Realidade!
Quando uma mulher sofre abuso ou é morta, é possível ouvirmos que ela teve o que mereceu!
Somente a educação familiar e escolar (informal e formal), é que ao longo de décadas é que poderá mudar esta situação. Até lá ainda vamos ter que ler nos jornais terríveis manchetes de violência contra a mulher!

LIVRO: ALMA FEMININA – Lançamento dia 26 de maio de 2015 – Livraria Prefácio, rua Voluntários da Pátria, 39 – estação metrô Botafogo – das 18 às 21 horas.

Preço: 20 reais – Número de páginas: 230

Editora: All Print / SP

Autor: Edison Borba
 
 

quarta-feira, 20 de maio de 2015

INVEJA DE CLARICE!

Às vésperas de lançar meu livro ALMA FEMININA, reflito sobre o que consigo escrever e sinto uma enorme inveja de Clarice Lispector.
Quando me pego escrevendo, lembro-me dela e tenho vontade de ter sido seu amigo e ouvido diretamente dela, o que a movia e inspirava para escrever. Penso em como gostaria de ter sido o autor de Laços de família, A maçã no escuro, A paixão segundo G.H. ou qualquer outro conto, romance ou poesia dessa incrível mulher.
Muito pouco conheço sobre Clarice, apenas informações provenientes de diversos pesquisadores. Cada um retratando-a de uma maneira especial. Portanto a sua imagem em minha cabeça é tal qual a colcha de retalhos que falo na apresentação do livro “Alma Feminina”.
Clarice, nascida na Ucrânia, viajante constante pelas mãos de seus familiares ou pelo braço do marido. Sempre angustiada e sentindo-se culpada pela precoce morte de sua mãe e pela doença do filho mais velho. Clarice fumante, que provocou incêndio que por pouco não lhe causa a morte. Esses e outros informes são somados em minha memória, reforçando a imagem da mulher inteligente, capaz de falar diversos idiomas e nos arrebatar através da palavra escrita.
Inquieta e sempre buscando novos caminhos, acreditando que algum fato poderia mudar a qualquer momento a sua vida, Clarice será sempre um mistério a ser revelado a cada leitura e releitura de suas obras. Perco-me em suas palavras e reencontro novos significados em seus livros. Impossível, para mim, descrever Clarice, impossível tecer qualquer comentário sobre a sua obra. Estou realizando um sonho ao declarar publicamente o meu amor por essa incrível artista das palavras e pode costurá-la em minha colcha de retalhos, possibilitando que seu nome seja conhecido por muitos que não tiveram o privilégio de ter seus olhos deliciando-se com as obras dessa incrível mulher.

Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada … Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro”... Clarice Lispector


Edison Borba

domingo, 17 de maio de 2015

DIA D – 26 DE MAIO DE 2015!

Será neste dia, 26 de maio, em pleno outono, que o livro ALMA FEMININA chegará às mãos dos leitores. O encontro de amigos será na Livraria PREFÁCIO, Rua Voluntários da Pátria, 39 – estação metrô Botafogo, das 18 às 21 horas.
Qual o conteúdo deste livro?
Que histórias ele conta?
De que mulheres ele fala?
Quem ler o ALMA FEMININA, vai poder viajar pelo mundo feminino por várias décadas. É provável que alguns nomes não sejam lembrados imediatamente pelo leitor. Outros serão associados ao teatro, televisão, música ou cinema. No campo das artes, várias mulheres são citadas. Infelizmente, outras, o leitor lembrará de morte. Foram violentadas, assassinadas e se transformaram em manchetes de jornal.
Os jovens, provavelmente terão que mergulhar no Google, para saber de algumas histórias, enquanto os mais “adultos" lembrarão com saudade de mulheres e também do tempo em que elas viveram.

Quem saberá identificar os nomes abaixo?

Ada Rogato, Ana Nery, Hildelene Lobato Bahia, Luizlinda de Valois, Dolores Gonçalves Costa, Mary Quant, Cora Coralina, Maria Esther Bueno, Bidu Sayão, Guiomar Novaes, Bitita, Maria Antonieta de Farias Portocarrero, Yma Sumac, Iris Lettieri, Maria Augusta Nielsen, Clarice Lispector, Djanira, Zuzu Angel e Victória Bonaiutti de Martino.
 
Essas e muitas outras fazem parte do conteúdo do livro ALMA FEMININA.

Os leitores, também tomarão contato com a questão do “FEMINICÍDIO” e sobre a LEI MARIA DA PENHA.

Vale a pena comprar, ler e reunir amigos para juntos refletirem sobre a história de cada uma das mulheres que fazem parte do conteúdo do livro ALMA FEMININA!

Livro: ALMA FEMININA – 230 páginas – Editora All Print / SP
Preço: 20 reais
Autor: Edison Borba

sábado, 16 de maio de 2015

BELEZAS NEGRAS

Desde o meu nascimento, sempre esteve ao meu lado, cuidando da minha sobrevivência, junto com minha mãe, uma mulher negra conhecida como Dona Maria, a rezadeira. Um misto de parteira e enfermeira, cujos unguentos, rezas e chás ajudaram muitas crianças da localidade onde nasci, a crescerem saudáveis.

Dona Maria, mãe de Georgina e avó de Iolanda; foi uma das pessoas mais lindas que conheci em toda a minha vida. Ela certamente brilha no céu junto com outras estrelas as quais aprendi a a amar. Mulheres talentosas quebraram tabus, destruíram paradigmas, lutaram contra preconceitos. Gerações de guerreiras, libertas pela força de vontade de serem fortes para derrubar muralhas que não foram destruídas pela Lei Áurea.

Nesse universo feminino reina Zezé mota, eterna Chica da Silva, cantora e atriz de beleza única. No cinema, no teatro e até nos palanques, é presença da força da mulher brasileira.

Clementina de Jesus com sua rouca voz, seus jongos e maracatus, encantou a Europa. Quando ouço Clementina cantar, lembro-me dos cantares de dona Maria, de suas rezas e louvores.

Outras brilharam e ainda brilham, no estrelado céu brasileiro. No teatro e na música, como cantoras e compositoras temos: Léa Garcia, Alaíde Costa, Ruth de Souza, Leci Brandão, Dona Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra e Chica Xavier.

Luislinda Dias de Valois Santos, primeira negra a ocupar o cargo de juíza, no Brasil. Reconhecida por lutar pelas causas contra o preconceito racial, atua como magistrada do Tribunal de Justiça da Bahia.

Aplausos para Mercedes Baptista, que durante anos fez parte do corpo de baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, porém poucas vezes foi escalada para atuar, por ser negra. Apesar da discriminação sofrida, ela criou espaços e estratégias para lutar contra o racismo no Brasil.

Essas e muitas outras mulheres negras brasileiras são exemplos de luta para sobreviver; tiveram e ainda têm que redobrar suas habilidades para não sucumbir ao preconceito social e racial.

Monike Cristina de Souza, brasileira de Piracicaba, bailarina negra, representa a juventude talentosa que contribui para derrubar barreiras. Aluna da Companhia Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville (SC ), foi convidada a protagonizar a montagem do espetáculo, Cisne Negro, na Rússia, quebrando mais um paradigma em relação à participação de artistas negras na arte da dança clássica.

Dona Maria, a rezadeira, faz parte das minhas memórias juntamente com outras incríveis belezas negras.

Edison Borba

sexta-feira, 15 de maio de 2015

DOIS QUILOS DE CARNE OU DOIS MILHÕES DE DÓLARES!

Quantos quilos de carne pode-se comprar com dois milhões de dólares?
Qual a diferença entre roubar dois quilos de carne ou roubar dois milhões de dólares?

A Lei é clara, roubo é roubo e o agente da ação deverá ser punido e ponto final. Porém, ao se fazer um estudo e uma reflexão sobre o ato de roubar e de quem o cometeu, podemos encontrar grandes surpresas.

Fato: Homem tenta roubar dois quilos de carne de um mercado.

Local: Brasil – Jardim Ingá, cidade do entorno do DF – caso registrado na 20ªDelegacia de Polícia (Gama Oeste) – Importante lembrar: região próxima à cidade de Brasília, onde estão situados o Governo Federal, o Senado e a Câmara dos Deputados, Ministérios etc etc …

Situação: Mário Ferreira Lima, cidadão brasileiro, eletricista desempregado. Cliente do “bolsa família” do qual ele recebe 70 reais por mês, porém o dinheiro da bolsa não foi depositado, levando o brasileiro, que sustenta um filho, a ser levado por impulso a “roubar” a carne. Apanhado em flagrante pelo dono do estabelecimento, o Senhor Mário foi levado para a Delegacia e autuado em flagrante.

Para não ser preso, o Delegado arbitrou uma fiança de 270 reais. Como pagá-la?

O caso do eletricista desempregado, não foi a primeira e nem será a última tragédia social, que envolve miséria e necessidade de sobrevivência, porém esta situação aconteceu no Brasil, num momento em que a Operação Lava Jato, coloca em evidência o roubo de bilhões de dólares, por bandidos diplomados e que gozam de imunidade parlamentar. Homens de gabinete, empresários, parlamentares que se deliciam com quilos e quilos de carne pagas com o dinheiro roubado do povo.

Dois quilos de carne ou dois milhões de dólares?
Um trabalhador desempregado ou senadores, deputados, presidentes, empresários, magistrados: qual a diferença humana?

Fato a ser destacado:
A atitude dos policiais que se organizaram para pagar a fiança e comprar alimentos para o eletricista desempregado. Parabéns aos policiais!

A tragédia continuará, após o caso ser esquecido pela imprensa. O senhor Mário, está fichado como ladrão e portanto com o nome “sujo” o que reforçará sua situação social, quanto a conseguir trabalho além de ter que responder a um processo e, não ficarei surpreso se ele for condenado.

Roubo é roubo! Ladrão é ladrão! Será realmente verdade?
Que respondam os brasileiros honestos e trabalhadores!

Edison Borba


quarta-feira, 13 de maio de 2015

QUE PENA QUE FOI NA CORÉIA DO NORTE!


Esta notícia saiu hoje dia 13 de maio de 2015, em vários noticiários. Lamentamos que o fato tenha acontecido na Coréia do Norte, bem que poderíamos aplicar a mesma pena aqui no Brasil.

O ministro da Defesa norte-coreano, Hyon Yong-chol, foi executado publicamente por ordem directa do líder Kim Jong-un, de acordo com informações reveladas pelos serviços secretos da Coreia do Sul.
Centenas de pessoas assistiram ao fuzilamento do ministro numa academia militar em Pyongyang no dia 30 de Abril, de acordo com a agência noticiosa Yonhap, que cita uma audiência parlamentar dos serviços secretos sul-coreanos. Hyon foi condenado pelo crime de “lesa-majestade” depois de ter sido encontrado a dormir durante uma cerimónia militar “
Se houvesse uma forma desta punição ser aplicada aqui no Brasil, teríamos alguns problemas:
>>>O esvaziamento do Senado e Câmaras de Deputados Federais.
>>>Faltaria Ministros.
>>>Os municípios perderiam prefeitos e vereadores.
>>>Muitos estados teriam seus governadores enterrados a sete palmos de fundura nos cemitérios.
>>>Também haveria um esvaziamento da Câmara de Deputados Estaduais.

Caso a Lei for aplicada retroativamente, nossa história teria que mudar e contar como alguns presidentes foram levados à óbito.
No nosso caso, o “lesa-majestade” se configuraria  lesa a população; lesa povo trabalhador; lesa a própria Pátria; lesa doentes; lesa crianças; lesa idosos; lesa educação; lesa saúde; lesa ecologia; lesa consciência; lesa a honra e muitas outras “lesões” que sangraram no corpo e na alma de milhões de brasileiros que choram diariamente o fato de serem lesados diariamente.

Que pena que a Lei esteja sendo aplicada na Coréia do Norte! Que pena!!!!!

Edison Borba

segunda-feira, 11 de maio de 2015

MATERNIDADES

Toda mulher possui em seu genoma, uma estrutura gênica que as permite tornarem-se mães.

É um dom específico do gênero feminino que garante a vida na Terra.

Mães, o mesmo instinto em variáveis situações!

>>>Mães independentes: uma ficha no arquivo, apenas um espermatozóide, sonho realizado.

>>>Mães da Praça da Sé: esperam. Esperam. Esperam. Não deixam a esperança morrer.

>>>Mães por estupro: carregam no útero um pesadelo que se transformará em amor.

>>>Mães adotivas: geram em seus corações, enquanto outras o fazem no útero.

>>>Mães abandonadas: solitárias em asilos, esperam pelos filhos que não vêm.

>>>Mães presidiárias: seguram a onda do cárcere e da distância dos filhos.

>>>Mães babás: cuidam do filho da patroa enquanto o seu espera por amor.

>>>Mães solteiras: abandonadas, enganadas por um momento de paixão.

>>>Mães de filhos mortos: quartos vazios. Sonhos e filhos enterrados.

>>>Mães saudosas: os filhos voaram para outros ninhos no mundo.

>>>Mães precoces: meninas brincando com bonecos vivos.

>>>Mães trabalhadoras: dupla jornada. Incansáveis.

>>>Mães de presidiários: por que meu filho?

>>>Mães viúvas: duplo papel social.

>>>Mães falecidas habitam o imaginário de seus filhos!

Mês de maio, mês das noivas e das mães!

Um domingo apenas para elas! Vale a pena lembrar e comemorar!


Edison Borba

JEITINHO BRASILEIRO NA PÁTRIA EDUCADORA!

Infelizmente, a Presidente Dilma, a cada dia, confronta-se com suas promessas de campanha e a triste realidade brasileira. Brasil, país sem miséria, não passou de um lema e agora: Brasil, pátria educadora, está escorrendo pelo ralo.
As greves, que se arrastam pelo país, continuam a explodir tornando os programas educacionais das redes públicas (federal, estadual, municiapl) uma loucura onde não se sabe mais onde fica o fio da meada. Anos letivos que não cumprem o número de aulas previsto em lei, conteúdos não ensinados e as dores e sofrimentos de professores e alunos continuam a ser um mal incurável.
Na UERJ, o lixo se espalha pelos corredores, porque o governo não paga há mais de cinco meses a empresa terceirizada, e os funcionários estão paralizados. Os que precisam frequentar esta universidade convivem com a falta de higiene que já obrigou a fechar o setor de odontologia.
Anos e anos de promessas não cumpridas e de administrações falhas, verbas desviadas de seus verdadeiros destinos ou então mal administradas, causando imensos prejuízos ao país.
Ainda levará muitos anos, para que o Brasil consiga organizar seu sistema educacional. Não existe seriedade para com a educação. Os filhos das classes mais privilegiadas, estudam em escolas privadas ou viajam para o exterior, em busca de uma melhor qualidade de ensino.
O ano de 2015, segundo mandato da Senhora Dilma, já trocou de Ministro da Educação em poucos dias. O atual dono da pasta do Ministério da Educação, em seus primeiros momentos de trabalho, já foi obrigado a declarar: “não há recursos” para o Fies, disse o Senhor Renato Janine.
Esta declaração deixou em pânico milhares de estudantes, incluindo algumas dezenas que estudam fora do País, que receberam um comunicado do governo brasileiro orientando-os a “dar um jeitinho um brasileiro”. Os jornais publicaram a “piada” mais sem graça dos últimos anos.
Fies, Ciência sem Fronteiras entre outros programas educacionais correm o risco de interromperem suas atividades. O Pronatec, Programa Nacional de Acesso ao ensino Técnico e Emprego, está agonizando e corre o risco de ter suas atividades interrompidas.
Difícil entender impossível aceitar tamanho descalabro na educação brasileira desde a creche até o nível superior. Problemas que se alastram por todo o país como uma epidemia. O que nos assusta, é a ausência de uma tomada de atitude dos parlamentares, empresários e do próprio povo, que independentemente de quem esteja no poder, não consegue mudar o rumo da situação, que se agrava a cada ano.
O Brasil, ao que tudo indica, existe para ser colonizado por outros povos, e a escravidão do brasileiro, é feita pelo próprio brasileiro.
É extremamente constrangedor, ouvirmos do próprio Ministro da Educação que o dinheiro acabou, enquanto isso, as greves, as bombas de gás, alunos sem aulas, professores lutando por dignidade e respeito acontecem gradativamente declarando a falência da educação brasileira, ou esperando pelo tal jeitinho brasileiro.

Edison Borba

terça-feira, 5 de maio de 2015

MÃE? SÓ TEM BRANCA!

Nestes dias que antecedem ao domingo, 10 de maio, quando será comemorado o Dia das Mães, os shoppings e as lojas de diversos produtos embarcam em propagandas usando páginas de jornais e revistas. Nas diversas emissoras de rádio e de televisão, uma grande quantidade de comerciais, invadem nossas vidas.
Após algumas horas ouvindo e vendo as diversas propagandas de roupas, sapatos, joias, relógios, perfumes, utensílios para o lar entre outros produtos que poderão se transformar em presentes, me dei conta que mãe, só tem branca!
Não foi possível identificar nenhuma mulher negra, anunciando qualquer tipo de produto. Num país miscigenado como o Brasil, esta situação deixa transparecer uma forma velada de preconceito. Pelos comerciais, as mães do Brasil, nascidas entre Oiapoque e o Chuí, possuem pele clara e cabelos louros, em algumas pode-se observar cabelos castanhos ou escuros, mas no caso da pele, não existe, aqui neste país sul americano, mães de pele negra.
Infelizmente, os empresários ainda não perceberam que existe uma grande parcela de homens e mulheres, que possuem cartão de crédito, conta bancária, cheque especial entre outros veículos que funcionam como moeda, são afro descendentes.
                                                                                                 
É constrangedor, assistir horas e horas de comerciais, entrarmos em shoppings e lojas e não conseguirmos identificar nenhuma propaganda, foto ou poster com modelos de pele negra.
Que vergonha!
No Brasil, ainda convivemos com a discriminação disfarçada, que tenta relegar a um segundo plano, uma grande parcela da população que trabalha para manter este País como Nação forte e produtiva e que também comparece aos mercados, lojas e shoppings gastando, comprando e consumindo os produtos anunciados.
Como a relação mãe e filho é algo inseparável, no Brasil, não existem bebês de pele negra, como consequência da não existência de mães com ancestralidade africana.
Até quando vamos conviver com tanta ignorância?


Edison Borba

segunda-feira, 4 de maio de 2015

UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO.

Em pelo menos dez estados brasileiros, neste momento,  acontece greve de professores da rede pública: federal, estadual ou municipal. Na Pátria Educadora, os problemas de arrastam e se agravam a cada dia, semana, mês, ano e governo. As reivindicações são as mesmas desde que os Jesuítas fundaram a primeira escola em território brasileiro: falta de valorização do profissional da educação, ou seja, tratar o professor e demais funcionários escolares com dignidade.
Magistério é profissão e não sacerdócio!
Professor tem família e paga contas como qualquer brasileiro honesto, portanto os parlamentares brasileiros precisam perceber que José de Anchieta já não existe mais, e se ele trabalhava catequizando sob as árvores, hoje nossas crianças e jovens precisam de escolas construídas com dignidade para funcionar COMO ESCOLA. Precisam de merenda escolar, que em muitos casos é a sua única refeição do dia. Precisam se locomover até as escolas e para que isso aconteça, precisam de transporte.
Precisam … precisam … necessitam …. têm DIREITO!
Faz tempo que o verbo precisar está mascarando o DIREITO garantido pela constituição brasileira. Os professores, os alunos, isto é, a educação brasileira precisa é de respeito. Nossos governantes, não agem dignidade, sensibilidade ou honestidade para com o povo.
Os colégios, escolas e os hospitais  lutam para receber o que seu por DIREITO!
Que País é esse, que faz questão de desconhecer as suas próprias Leis?
A democracia brasileira é desumana, preconceituosa, marginal e impiedosa. Joga o circo para o povo e deixa o pão para as elites palacianas se deliciarem.
Infelizmente, o que eu estou escrevendo é mais uma repetição que provavelmente em outras regiões do Brasil, outros trabalhadores também estão fazendo. Lamentavelmente, o longo tempo de escravidão sofrido não só pelos negros, mas também por  índios e pobres, tiraram do  brasileiro a vontade de lutar por sua liberdade não apenas de expressão, mas a liberdade do pão.
O ano de 2015 já atingiu o mês de maio, ou o mês cinco, ou o mês das noivas também conhecido como o mês da mães, que choram pela perda de seus filhos na violência que domina as terras brasileiras e pela luta por uma educação pública de qualidade.
Brasil, Pátria Educadora, não passa de mais um comercial de fachada para enganar àqueles que já se habituaram a viver uma vida de gado!
Edison Borba

sábado, 2 de maio de 2015

NASCE UMA PRINCESA!

A Inglaterra está em festa com o nascimento da filha do casal William e Kate, sábado, dia 2 de maio de 2015! Nasceu uma princesa! Nasceu uma criança!
Diariamente em todo o mundo nascem crianças, meninos e meninas, que deveriam ser recebidos com a mesma festa da princesinha inglesa. Sua identidade, ainda sem um nome, está sendo revelada por algumas características, ela nasceu pesando 3,7 quilos, às 8h34, hora local (4h34 em Brasília).
Vivas para a mais nova herdeira do trono Inglês!
Infelizmente, outras princesas e príncipes que nascem em territórios, com África, Ásia, América do Sul e em especial no Brasil, e outros lugares deste mundo, recebem uma certidão de óbito, antes de serem registradas como cidadãs.
Nasceu uma nova princesa para a Inglaterra! Deus salve a princesinha!
Que Deus salve as outras crianças, vítimas da fome e doenças provocadas pelo descaso e violência dos governos!
Que Deus ilumine os homens que violentam nossas crianças, para que eles percebam os males que causam à humanidade!
Não peço que desça sobre eles e suas famílias o castigo que merecem, mas, talvez, provocando neles o reconhecimento de suas crueldades, o planeta Terra possa melhorar.
Diariamente, o mundo perde vidas que poderiam transformar-se não só em príncipes e princesas, mas em operários, trabalhadores, cientistas, pesquisadores, isto é, gente, como a gente, que merece receber o direito de sobreviver e viver com dignidade.
Todas as crianças da espécie humana são paridas da mesma forma! Não há diferença na estrutura que a natureza em sua perfeição organizou. O parto da inglesa Kate, mulher de um príncipe teve as mesmas contrações, e ela produziu os mesmos hormônios que qualquer mulher, que está dando a luz a um bebê numa tribo indígena da Amazônia, no sertão brasileiro, na Patagônia ou numa região africana, dentro de um casebre, num hospital ou dentro de um palácio. Nesta hora todas as mulheres se igualam e merecem respeito, cuidados médicos, segurança, carinho e amor.
As diferenças sociais foram criadas pelos políticos, empresários, imperadores entre outros homens, que criaram e continuam criando, obstáculos e aumente cada vez mais as desigualdades sociais evidenciando a existência entre os dominadores e dominados.
A História, em seu texto, deixa evidente que sempre haverá diferenças e individualidades, estabelecidas pelo tempo, pela geografia e pela ecologia. Porém, não são essas as diferenças que matam nossos bebês. As que exterminam nossos “filhotes” são produzidas pela espada da maldade que está nas mãos dos grandes governantes que infelizmente, ainda possuem o poder de vida e de morte sobre as nossas princesinhas e príncipes que tentam sobreviver neste mundo.

Edison Borba