quinta-feira, 30 de julho de 2015

O QUE ESTÁ HAVENDO COM O BRASIL? POR FAVOR AJUDEM-ME A ENTENDER!

 
Diariamente estamos acompanhando notícias que há muitos anos tinham sido esquecidas. Desemprego, alta do dólar, inflação e outros fantasmas que estão tirando o sono dos cidadãos trabalhadores.
A roubalheira que já fazia parte do anedotário local, desde há época do descobrimento, quando Cabral iniciou o desvio de matéria prima para a Europa, nos dias atuais, tornou-se uma apavorante história de terror, onde os protagonistas estão no comando de municípios, estados, empresas e também do País.
Ouvimos discursos, presenciamos delações, assistimos propaganda eleitoral, acompanhamos entrevistas com renomados economistas e estudiosos de política, e nada faz sentido. Cada vez mais a população, não encontra explicações para tanta confusão política e social.
Ser apontado como corrupto é algo banal, como se fosse profissão: ele é pedreiro, ela é professora,
eles são vendedores,  um advogado, um médico, um padeiro.
O que está havendo com o Brasil?
Perdemos uma agulha no palheiro e está difícil encontrá-la. A Operação Lava Jato, está lavando a
sujeira que estava, e ainda está, sob os tapetes vermelhos do senado, câmaras e das empresas e seus
donos, que enriqueceram às custas do sangue e suor dos brasileiros.
O que está havendo com o Brasil?
Convidamos o mundo para disputar as Olimpíadas aqui na cidade do Rio de Janeiro,  sem nenhuma
estrutura (até higiênica). Vamos colocar nossos atletas e os convidados correndo risco de serem contaminados por sérias doenças.
O que  está havendo com o Brasil?
Doentes continuam nas filas dos hospitais públicos, em macas por corredores infectos das Unidades de Saúde, onde profissionais  e pacientes diariamente arriscam suas vidas.
A Pátria Educadora, ainda possui escolas sem paredes, onde o sapê cobre um pedaço de terreno
sustentado por toras de madeira nas cidades do interior do Brasil, mas nas capitais, o problema também existe. Vários prédios escolares se encontram em péssimas condições de habitação.
O que está acontecendo com o Brasil?
Eu estou confuso! Tenho medo de emitir opiniões e ser considerado uma ave de mau agouro!
Vejo o drama dos idosos (eu também sou um deles) e choro por não saber como solucionar os
problemas dos pensionistas que tentam sobreviver com o mínimo do mínimo.
O que está acontecendo com o Brasil?
Você saberia  explicar-me?
Por favor ajude-me a entender!
Aguardo sua resposta!
Obrigado
Edison Borba
 
 

quarta-feira, 29 de julho de 2015

SACO SEM FUNDO

 
Essa expressão era muito usada por minha avó materna, para designar algum problema que se alongava numa interminável  confusão.
O Brasil, está vivendo este tipo de situação; mergulhamos num saco sem fundo, quanto à corrupção no País. A Operação Lava Jato, vai cada vez mais longe, desvendando corrupções em diversos setores brasileiros. Políticos, empresários, gente famosa, gente conhecida, funcionários, secretárias, laranjas, empresas municipais, estaduais, federais, multinacionais, numa interminável lista. Diariamente os jornais apresentam mais envolvidos em escândalos nas mais diversas áreas, e neste momento uma bomba nuclear se abateu sobre o povo, envolvendo as nossas usinas de Angra.
Essa bola de neve ou esse saco sem fundo, fez despencar a popularidade da presidente, que, quando tenta se explicar acaba se complicando e deixando mais evidências que o jogo do poder é perigoso para os que têm ganância e se deixam envolver por falsos patriotas, que levantavam bandeiras antes de seguir para o planalto, mas que após sentar no trono e pisar no tapete vermelho, mergulharam no doce sabor dos vinhos importados deixando o povo entregue à própria sorte.
Caímos no poço, tal qual Alice, porém o nosso País não é dos Maravilhas, mas o das corrupções e tudo de ruim que esta atitude indigna causa ao povo: fome, morte, analfabetismo, inflação, perda do poder aquisitivo, desemprego, violência, péssima qualidade dos serviços públicos e muito mais.
Sonho em acordar e poder ler os jornais e ouvir nos noticiários que os escândalos acabaram e que o último corrupto brasileiro, foi deportado para o fim do mundo.
Sonho com o povo nas ruas alegre e feliz, sem o medo do fantasma do desemprego e de outros assustadores monstros que vivem assombrando os lares dos trabalhadores.
Sonho com o dia de acharmos o fundo do saco, para definitivamente sairmos dele com a cabeça erguida e  com o orgulho de sermos brasileiros.
 
Edison Borba

terça-feira, 28 de julho de 2015

PINCE - PENSANDO EDUCAÇÃO

O Programa Educar Para Crescer nas Escolas (PINCE), é preocupado com a melhoria do processo educacional brasileiro. A Equipe que atua no seu desenvolvimento, há mais de sete anos luta para que em nossas Unidades de Ensino, possam pensar educação sob diversas possiblidades. Sabemos que o sistema educacional destina-se a unir todos os seres da natureza e os seres humanos em especial, para tanto estimulamos a construção de projetos, que consideramos uma atividade escolar capaz de unir ideias em torno de ideais, que possam fazer de nossos alunos cidadãos conscientes do mundo em que vivemos.
Buscamos em nossas Oficinas, analisar temas dos mais variados possíveis, pois acreditamos que educar é abrir horizontes em todas as áreas, mas sempre com o foco voltado para a melhoria das condições de vida na Terra.
Somos, defensores da qualidade não da quantidade daquilo que é ensinado, se o conteúdo mínimo indispensável for didaticamente e metodologicamente bem desenvolvido, nosso estudante estará se capacitando para buscar mais conhecimento dentro e fora do ambiente escolar.
Incentivamos o trabalho com projetos, pois acreditamos se tratar de uma atividade que consegue, quando bem desenvolvida, atingir diversos pontos, além da aprendizagem de conteúdo.
Os alunos quando se reúnem em grupos aprendem a dividir tarefas, a ouvir o colega, a discutir ideias, a traçar planos, a buscar soluções, a planejar horários e a respeitar as regras, estipuladas pelo professor, e as regras, que eles mesmos deverão criar para solucionar as questões que irão surgir durante a construção do projeto. Na confecção da tarefa, eles terão que colocar em prática as teorias aprendidas nas aulas, deverão agir e testar o conteúdo dos livros para alcançar os resultados desejados.
A Equipe PINCE, pensa numa educação inovadora capaz de levar os alunos a pensarem o futuro sem abandonar os ensinamentos que a História nos legou até o século atual. É da consciência do passado e os ideiais para o futuro, que podemos melhorar o nosso presente, e foi desta forma que vimos nascer excelentes projetos nestes anos de existência do PINCE.
Por tudo isso é que convidamos todos os interessados em educação, NA NOSSA EDUCAÇÃO, a estarem dia 20 de agosto, às 10 horas no auditório da ACRJ, para juntos conversarmos sobre nossas atividades para o segundo semestre de 2015.
Todos os interresados pelo presente e o futuro das nossas crianças e jovens estão convidados (é gratuito), mas esperamos a presença de muitos professores e alunosque para que possosamos ouví-los pessoalmente.
 
O PROFESSOR LUIZ MAYNART AGUARDA PELA SUA INSCRIÇÃO!
                              email: luizmaynart@uol.com.br
 
A Equipe PINCE agradece - Marília Brito / Luiz Maynart / Renata Brito / Edison Borba
 
email: edisonborba@uol.com.br
Blog: www.escritorprofessor.blogspot.com.br

segunda-feira, 27 de julho de 2015

O PINCE NA COZINHA!

-Quem foi o cérebro criativo que imaginou, elaborou e inventou o quindim? E os molhos para as saladas? E o delicioso brigadeiro?
                                                                       -Quem são os cidadãos e cidadãs, que atuam nas cozinhas e através de muita criatividade "inventam" novas fórmulas para deliciosos bolos que se transformam em produtos que ao serem colocados no mercado, geram  renda e transformam o seu criador num empreendedor?
 
-Quem teve a excelente ideia de reaproveitar alimentos transformando o que era jogado no lixo, em alimentação saudável além de contribui para o equilíbrio ecológico?
 
-As cozinhas são laborarórios onde são construídos centenas de produtos que diariamente são distribuídos pelos mercados, padarias, restaurantes e outros locais onde são servidas refeições.
-Cozinheiros e cozinheiras (nossas mães também) são excelentes pesquisadores e criadores de novos pratos que diariamente saboreamos.
Neste retorno do PINCE, no segundo semestre de 2015, estamos lançando diversos desafios, para comemorarmos os 450 ANOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, para tanto estamos convidando estudantes a pensar em diversos assuntos, incluindo a culinária para a nossa exposição que será realizada em dezembro próximo.
 
Cérebros criativos realizam mudanças de conceitos, quebram paradigmas e desenvolvem novas fórmulas e formas em diversas áreas de interesse comunitário: saúde, saneamento, segurança, moda, culinária, transporte, beleza, mobiliário, infomática, robótica, ecologia, aprendizagem e muito mais.

Vamos pensar! Vamos tirar as ideias das gavetas cerebrais e transformá-las em projetos e em produtos, que possam ajudar a sociedade em suas mais diversas necessidades.
 
DIA 20 DE AGOSTO, NO PRÉDIO DA ACRJ, RUA DA CANDELÁRIA, 09, ÀS 10 HORAS ESTAMOS ESPERANDO ESTUDANTES, PROFESSORES, GESTORES, EMPRESÁRIOS, MÃES, PAIS, CIDADÃOS INTERESSADOS EM FAZER O ANIVERSÁRIO DA NOSSA CIDADE, SER COMEMORADO COM NOVAS IDEIAS.
 
AGUARDAMOS VOCÊS! VENHAM!
 
PROFESSOR LUIZ MAYNART espera seu contato pelo email: luizmaynart@uol.com.br

A EQUIPE PINCE CONTA COM VOCÊ DIA 20 DE AGOSTO ÀS 10 HORAS.
PROFESSOR EDISON BORBA - emaiL: edisonborba@uol.com.br

Equipe Pince

O HOMEM / MEU PAI!

No inverno de 1911, mais precisamente no dia 27 de julho, nasceu no Rio de Janeiro, num bairro da zona norte, Oswaldo (com W), meu pai.
Filho de imigrantes portugueses, "Vadinho", seguindo  os passos de seu pai, meu avô João, tornou-se vaqueiro. Seguindo nesta luta, mais tarde trabalhou como tripeiro, uma profissão que não mais existe nas grandes cidades e, posteriormente, graças ao seu trabalho comprou uma pequena loja e finalmente o "Vadinho" era um açougueiro.
Homem trabalhador e silencioso; os seus exemplos valiam mais que mil palavras. Em nossa casa, além da mulher, três filhos e minha avó materna, na hora do almoço havia sempre muitas  pessoas, que garantiam o seu sustento, graças aos fortes braços de meu pai.
Sempre pronto a partilhar o pão, ele nunca negava apoio a quem o procurasse. Minha mãe e minha avó eram cúmplices nesta linda tarefa de ajudar ao próximo.
Seu Oswaldo, homem de poucas letras mas de muita força para ensinar aos seus familiares o que verdadeiramente faz um homem ser o homem.
Ético,  brasileiro que demonstrava seu amor à Pátria, mantendo na parede de sua loja uma bandeira do Brasil, ao lado do escudo do seu clube do coração: Vasco da Gama. 
 
                                                                          
Trabalhou sério,  ajudando a construir essa Pátria, com seu esforço,  nunca se omitindo quando o assunto eram os impostos, as tarifas, as leis, o cumprimento dos deveres de um cidadão que ama sua Terra.
Em nosso rádio, diariamente ouvia-se a "Voz do Brasil", o programa que ainda "informa" o que é feito pelos políticos, incluindo a presidência.
Seu Oswaldo, era preocupado com a seu País e o destino que estava sendo diariamente preparado para seus filhos.
O homem, meu pai,  de maneira simples deixou para seus familiares e amigos bons exemplos.
Hoje, dia 27 de julho, agradeço por ser seu filho!
Eu e meus irmãos: Neyde e Cesar nos orgulhamos do vaqueiro,  tripeiro,  açougueiro cidadão que merece todas as homenagens por ter sido um excelente pai e  brasileiro.
Obrigado papai!
Edison Borba

domingo, 26 de julho de 2015

COISAS BOAS DA VIDA!

Nestes dias de inverno, como é difícil sair da cama e abandonar a "quenturinha" dos cobertores. Sozinho ou acompanhado, o nosso cantinho de dormir é uma das coisas boas da vida.
O cheiro do café quentinho, espalhando-se pela casa completa o cenário dos bons amanheceres do inverno.
Um bom papo, a preguiça, a falta de compromisso em agenda, boa música e aquele café comprido sem hora de terminar, também faz parte das coisas boas da vida.
Vozes amigas e até a lambida do cãozinho são pequenas (grandes) coisas que fazem a nossa vida ser maravilhosa.
Como é bom viver, com esses pedacinhos de felicidade que muitas vezes passam sem  darmos conta da sua importância.
É preciso ficarmos atentos e aproveitar cada momento que nos envolve, numa atmosfera de paz e amor. Viajar, passear, conhecer novos e lugares, bons hotéis, festas, teatros e cinemas também fazem parte da vida, mas nada se compara ao nosso lar.
Nosso lar, e não (apenas) a nossa casa, que pode ser até luxuosa, mas que em alguns casos não possui a atmosfera de união, que faz toda a diferença. Às vezes habitamos apenas uma casa e não conseguimos transforma-la num lugar aconchegante onde as coisas boas da vida estão à nossa espera.
 
Ah! Hoje a minha orquídea amanheceu toda florida!
Obrigado Senhor!
Bom domingo!
Edison Borba

sábado, 25 de julho de 2015

EU QUERO! EU PRECISO! Será???

Todas as religiões, reservam para seus seguidores um espaço para que os pedidos sejam feitos aos deuses, orixás e forças que conduzem aqueles fiéis especificamente.
Os católicos possuem uma centena de Santos, cada um indicado para atender particularmente ao solicitante. Santo Antônio, especializou-se em casamentos.  Santa Luzia, protege os olhos, ajudando ao tratamento oftalmológico e São Judas Tadeu é o protetor das causas impossíveis. E assim santo a santo, cada um com a sua função, recebem milhares de pedidos para interferirem a favor do pedinte.
Os evangélicos, recorrem aos salmos, aos louvores e buscam a interveção do Espírito Santo para ajudar na solução de seus problemas.
Os kardecistas buscam ajuda nos espíritos de luz, que através de suas manifestações operam curando pessoas e por vezes deixando mensagens dos que morreram, para acalentar os corações dos aflitos.
Os candomblecistas recorrem às forças da natureza e buscam ajuda nas águas dos oceanos, nas cachoeiras, nas matas, nas pedreiras e em todas as formas de expressão do ar, da terra, e das águas doces e salgadas.
E assim vamos percorrendo os diversos caminhos da religiosidade encontrando sempre homens e mulheres rogando, pedindo, implorando por uma vida melhor, por um emprego, um namorado, uma namorada, um carro, apartamento e bens materiais, ou então a cura para os diversos males do corpo e da alma.
Diariamente milhões e milhões e pessoas pedem, pedem e pedem. Rogam, imploram para mudar suas vidas para melhor. Deus! Deus! Deus! Bilhões de vezes se repete - Deus me ajude!
Acredito que muitas  pessoas não lembram de orar, pelo simples prazer de orar, agradecer pela vida, pela Terra e pelo Universo. Agradecer!
Enquanto estivermos apenas pedindo, pedindo e pedindo sem lembrar de agradecer o mundo continuará em guerra.
Precisamos aprender a sermos gratos pelo que temos e lutarmos para melhorar o mundo, cada um fazendo a sua parte. Não sermos passivos mas pacíficos e buscar formas de luta sem que a violência física e moral seja a principal arma.
Precisamos aprender a sermos justos e honrados.
Precisamos abrandar nossos corações.
Precisamos abandonar as atitudes preconceituosas e a respeitar a natureza e todas as formas de vida que nela existem. 
Precisamos cultivar a ética e a praticar os Dez Mandamentos.
Precisamos aprender a desejar apenas aquilo que realmente merecemos.
E o que merecemos? O que fazemos para merecer?
Será que algumas vezes não exageramos nos pedidos?
É sempre bom refletir, fazer um exame de consciência, antes de pedir, pedir e pedir.
Edison Borba

sexta-feira, 24 de julho de 2015

ESTOU NA NET!

Queridos amigos, "tô" na NET!

Fazendo comentários sobre o livro ALMA FEMININA, e também sobre o prazer de escrever.

Música, opiniões e entrevista, num clima descontraído, com direito ao cantar de passarinho e a presença de uma linda cadelinha, que roubou a cena.

Assistam através da NET canal: 6 - TV Comunitária, ao programa Leila  Entrevistas.
Horário:
DOMINGO ÀS 12 horas.
QUINTA-FEIRA ÁS 15 horas.

Esta entrevista estará no ar durante este mês de julho!
Assistam e façam comentários através do email: edisonborba@uol.com.br

Edison Borba

PINCE - CONTANDO (e fazendo) HISTÓRIA

No dia 20 de agosto, quando estivermos reunidos no auditório da ACRJ, para conversarmos sobre, educação, pesquisa, empreendedorismo, projetos e inovação, além das atividades do Programa Inovar faremos também uma releitura das Feiras e Clubes de Ciências, que aconteceram no Brasil e em especial no Rio de Janeiro, nos anos 70 e 80. Esses eventos foram grandes acontecimentos que reuniam Unidades de Ensino, professores (de várias disciplinas) e alunos (de diferentes séries) em torno dos mais variados temas. Aqui no Rio de Janeiro, o Maracanãzinho foi local de realização destes encontros, que faziam parte do calendário oficial de todas as escolas - públicas e particulares
Toda essa revolução começava nas salas de aula, ocupavam a comunidade escolar e em alguns lugares do Brasil, como foi o caso de Santana da Vargem, cidade de Minas Gerais, a Professora (Nilma Vigato) conseguiu envolver não só a sua cidade, mas também os municípios vizinhos em torno de uma grande feira que reuniu diversos clubes de ciências.
As Feiras e os Clubes de Ciências também eram motivo para que professores de diversas áreas se encontrassem para troca de saberes, sendo que em São Paulo foi possível realizar encontros de professores de todos (todos) os estados brasileiros.
Nas Feiras e Clubes de Ciências, os estudantes mostravam grande capacidade de pensar, pesquisar, criar, inventar, renovar e apresentar para o público ideias inovadoras e produtos úteis para as mais diversas áreas da sociedade, além de grande preocupação com a conservação e preservação do meio ambiente.
Por algum motivo as Feiras e Clubes de Ciências perderam espaço e hoje, apenas em algumas Unidades de Ensino esses eventos ainda continuam acontecendo. Alguns Professores criaram laboratórios de robótica e utilizando a informática realizam excelentes projetos.
Isto é muito bom! Parabéns a esses colegas que continuam a manter acesa a chama da pesquisa em todas as áreas do conhecimento e defendendo a ideia que construir projetos é uma excelente metodologia de ensino, onde nossos estudantes podem demonstrar sua capacidade criativa.


O PINCE, convida a todos os que se preocupam com nossos estudantes e acreditam no processo educativo como um dos melhores caminhos para as nossas crianças e jovens, para se juntarem a nós no dia 20 de agosto, às 10 horas, na ACRJ, rua da Candelária, 09 - Centro.
 
INSCRIÇÕES:
email: luizmaynart@uol.com.br - PROFESSOR: LUIZ MAYNART
 
Em tempo, quero abraçar meus alunos que muito me ensinaram neste tempo de magistério. Crianças e jovens que estudaram nos Colégios / Escolas, como: Barcellos Costa, Educo, Méier, Barão de Lucena, Piedade, Guanabara, UGF, C.E.Gonzaga da Gama, C.E.Heitor Lira, C.E.Paulo de Frontim e C.E.Júlia Kubitschek.
A todos, muito obrigado!
 
Edison Borba - edisonborba@uol.com.br
 

quarta-feira, 22 de julho de 2015

TEMOS QUE ACREDITAR! (e lutar)

Estamos vivendo no Brasil um difícil momento de descrédito e, o mundo da EDUCAÇÃO, também está sofrendo deste mal.
Porém, para  lutarmos pela melhoria da educação brasileira, precisamos acreditar que nossas crianças e jovens possuem excelente potencial de aprendizagem, que merece o nosso apoio e investimento afetivo, educacional e financeiro.
 
Além de acreditar também precisamos investir neste novo Brasil, urgentemente!
 
As FAMILÍAS,  carecem de rever conceitos de amor e carinho para com seus filhos, além de acompanhar seus passos no mundo, incluindo o escolar.
Não basta comprar celulares e computadores: é preciso estar lado a lado.
Não basta exigir, gritar e castigar: é preciso ouvir.
Não basta deixar, soltar, largar e dizer sempre SIM: é preciso amar e saber dizer NÃO, quando for necessário.
 
Os EMPRESÁRIOS,  também precisam rever conceitos e preconceitos, buscando nas escolas o saber de nossas crianças e jovens.  Investir para que eles possam se tornar cidadãos capazes de mudar nossos País para melhor. O dinheiro aplicado nas crianças e jovens de hoje poderão lhes render excelentes funcionários amanhã.
 
Os GESTORES, revendo suas posturas quanto ao trabalho de seus professores, apoiando e abrindo espaço para que suas Unidades de Ensino estejam em sintonia com o mundo moderno. Sendo exigente quando necessário, mas  capazes de perceber que educar é ir além de estabelecer que ordens sejam apenas cumpridas, sem reflexões.
Bom dia! Boa tarde! Obrigado!
Sorrir e zangar - na medida certa ajuda a melhorar o ambiente escolar.
Atenção, para os funcionários (todos) e os familiares (todos) precisam fazer parte do processo educacional, incluindo aqui uma boa dose de respeito mútuo.
Um bom Gestor é aquele que dialoga, conversa, reflete, apoia e lidera de forma democrática.
 
Os PROFESSORES,  devem ter consciência que o conteúdo mínimo de sua disciplina deve ser cumprido, mas que existe o saber do aluno que também deve ser ouvido. Sempre que possível trazer para a sala de aula, em qualquer disciplina, questões que estão fora dos muros escolares e das paredes da sala de aula.  Por mais que construamos barreiras, o mundo invade o espaço escolar.
A tênue linha que separa o professor do aluno pode ser reforçada através dos exemplos de cada
um em particular. Para exigir é preciso ser um bom modelo de professor / cidadão.
 
As AUTORIDADES, urgentemente precisam sair dos discursos mentirosos e das falsas promessas para agir de forma  humana possibilitando que a educação seja cumprida como o que está em nossa Constituição. Ninguém pode ficar sem atendimento. Todos! Brancos, negros, índios, quilombolas, ricos e pobres não podem ser esquecidos. O País que se intitulou Pátria Educadora, precisa sair para a luta e trabalhar para a diminuição do analfabetismo e da desigualdade social e educacional que assola o Brasil.
 
Temos que acreditar que os nossos alunos  - todos! Os que estudam na rede pública e os que estudam na rede particular de ensino, merecem o mesmo tratamento: RESPEITO!
Temos lutar por todas as nossas escolas!
Temos que batalhar pelo respeito aos profissionais da educação!
Temos, cada um, que fazer a parte que lhe competir, para que todos juntos possam dar às nossas crianças e jovens um futuro melhor!
 
TEMOS QUE ACREDITAR! (e lutar)
 
Edison Borba - Professor desde 1968 (ainda em exercício de suas funções)
 

terça-feira, 21 de julho de 2015

PINCE - 20 DE AGOSTO - O RETORNO!

 
Dia 20 de agosto próximo, na ACRJ (Associação Comercial do Rio de Janeiro), acontecerá o retorno das atividades do PROGRAMA INOVAR, para o segundo semestre de 2015.
Convidamos a todos as Unidades de Ensino, Gestores, Professores e Alunos que já participaram do PINCE, nos anos de 2017 / 8 / 9 / 10 / 11 / 12 / 13 e 14 que venham comemorar e a planejar com a Equipe PINCE, os novos caminhos do PINCE.
 
Convidamos também homens, mulheres, jovens e crianças, que acreditam que EDUCAÇÃO, é um dos melhores caminhos para uma sociedade. 
Convidamos Empresários de visão, que têm consciência que seus negócios precisam de boas ideias e de brasileiros capazes de pensar, inventar, criar e buscar novas propostas para a sociedade atual.
No competitivo mercado de empreendedores encontrar o sucesso está nas mãos daqueles que conseguirem novos caminhos, novos projetos e novas decisões. Nossos estudantes da rede pública e privada, possuem excelentes ideias e projetos esperando apenas a oportunidade de mostra-los para a sociedade.
Temos que acreditar em nossos estudantes!

Portanto, não deixem de comparecer:

DIA 20 DE AGOSTO - ÀS 10 HORAS
LOCAL: ACRJ - RUA DA CANDELÁRIA, 09 - CENTRO
 
INSCRIÇÕES?
email: luizmaynart@uol.com.br (com o Professor LUIZ MAYNART)
 
INFORMAÇÕES?
email: edisonborba@uol.com.br (com o Professor Edison Borba)
 
A DECISÃO?
É sua! Portanto não deixe escapar essa oportunidade!
 
GESTORES, VENHAM COM SEUS PROFESSORES.
PROFESSORES, VENHAM COM SEUS ALUNOS.
 
EXISTE UM MUNDO DINÂMICO E REPLETO DE ACONTECIMENTOS, ALÉM DOS MUROS DOS COLÉGIOS E DAS  PAREDES DE UMA SALA DE AULA.

Edison Borba

segunda-feira, 20 de julho de 2015

BRASIL, TERRA DE VALENTÕES!

 
Hoje, 2ª feira, 20 de julho, acordei abri a janela de meu quarto e respirei o ar (quase puro) da minha  cidade. Olhei o céu azul (céu de brigadeiro) e antes de terminar meus agradecimentos por mais um dia de vida, um forte barulho chamou a minha atenção. Dois carros, uma pequena batida, dois homens e uma discussão.
Retirei-me da janela e resolvi ligar a televisão. Os noticiários me deixaram com a pressão alta diante de tanta barbárie e, para completar o meu início de estresse, as notícias políticas deixaram-me com o coração aos pulos. Os parlamentares brigam, lutam, gritam dando mostras de como são fortes e poderosos. Realmente o Brasil é um país de valentões e até de valentonas.
O que não falta nesta linda Terra são seres de venta-rasgadas, os arranca-tocos, os acaba-novenas, os aspa-torcidas, os cabra-macho, os tira-prosa, os surunganga, os polvadeira, os anhanguera, os tuntunque, os trabuzana, os bambambãs, os arrojados, os capuavas, os turebas, os torenas, os malucos, os danados, os batutas, os tauras, os couro-n'águas, os cabra-feios, os bambas, os tuvas, isto é, os machões.
Porém, esta valentia toda pouco serve à democracia brasileira que a cada dia sofre com as atitudes dos valentões (machos e fêmeas), que lutam sempre a favor de seus próprios interesses. Seja dentro ou fora dos palácios, congressos e câmaras, o brasileiro está se tornando agoista, por medo, por necessidade de sobrevivência e principalmente por falta de caráter e ganância.
Vivemos uma terra onde a brutalidade está de tal forma banalizada, que o cotidiano violento, não desperta mais a atenção do povo. Morre-se com a mesma tranquilidade em que se nasce. Vida e morte andam juntas no dia-a-dia dos brasileiros.
Talvez, isto seja "coisa" de herança de sangue, que já se arrasta desde antigos tempos, quando se matava índios, depois os negros, as mulheres, as crianças, os idosos e os jovens que se matam em lutas urbana, onde o tráfico e a polícia sofrem baixas nos dois lados.

Hoje, é segunda-feira, dia 20 de julho dia do amigo.
Que incoerência!
Deveria ser o dia dos amigos e da amizade entre todos os seres humanos, sem preconceitos de nenhuma ordem.
Mas, pelo menos é o dia do amigo e vou ver na minha agenda os que restaram.

São poucos mas são verdadeiros.
 
A eles meu carinho e obrigado por serem meus parceiros, amigos e confidentes, mas, não posso deixar de abraçar toda a humanidade e desejar que uma luz de amor e paz, cubra todo o Planeta Terra, transformando os valentões (e valentonas) em seres dóceis e que haja amor em todos os nossos corações.

Edison Borba

sábado, 18 de julho de 2015

LIVROS - AMIGOS PARA SEMPRE!


O homem, sempre teve necessidade de manter a sua história para os seus descendentes. Os egípcios escreviam em paredes usando hieróglifos, que eram a escrita através de símbolos. O tempo passa e a escrita vai se modificando  como as Fábulas de Esopo, escritas em 600 a.C. Saltando para 1864, Julio Verne presenteia o mundo com o seu "Viagem ao Centro da Terra". E assim sucessivamente em todo mundo homens e mulheres escrevem suas ideias, sonhos, contos, histórias e poemas nos mais diversos idiomas e estilos. Shakespeare, Machado de Assis, José Saramaço, Zélia Gattai, Monteiro Lobato e tantos outros seres iluminados deixam para o mundo um lindo e maravilhoso acervo.

Livros, livros e livros de todos os tamanhos, tipos e cores. Muitas páginas ou poucas páginas, com desenhos ou apenas repletos de palavras, eles são grandes companheiros de viagem, em noites de insônia, portadores de mensagens positivas ou de mistérios. Nos fazem sonhar de olhos abertos e participar das histórias, passando de leitor espectador a agente ativo da trama.

Infelizmente, muitas pessoas, não conseguem ter acesso a estes amigos. Após o período escolar, onde são apresentados aos livros didáticos, aqueles com conteúdo das disciplinas, e que são muito importantes para a formação de cidadãos, não conseguem aproximação das livrarias e bibliotecas, lugares que ainda não  se tornar atraentes para todos os públicos, principalemente homens e mulheres com muitos afazeres e que não recebem incentivo para a leitura e também, porque, livro não é considerado produto necessário à sobrevivência. Entre comprar um livro e alimentos, sem dúvida a segunda opção é a que mais importa.

Foi com esta questão em minha cabeça que desde o lançamento do meu primeiro livro, iniciei uma campanha de doação de livros.

Faço questão que meus escritos cheguem às mãos de pessoas que não posuem o hábito de ler, que nunca são convidados para lançamentos de livros e que consideram as livrarias e bibliotecas, lugares distantes de suas realidades sociais. São motoristas de taxi, empregadas domésticas, balconistas, vendedores ambulantes, cobradores de ônibus, feirantes, porteiros, entregadores, garis e outros cidadãos e cidadãs, que cruzam a minha vida diariamente. A doação acontece após uma breve conversa, um sorriso, uma delicadeza, um contato de pouca duração mas de grande afetividade. Muitas emoções já aconteceram nestes preciosos momentos: abraços apertados, lágrimas, aperto de mãos, agradecimentos que para mim são lindos presentes.
É emocionante, ver um adulto abraçar um livro a acariciar a sua capa com carinho.
 
Dois em Crise VARRENDO A CASAARVOREDOSCOMPLEXO DE VIÚVA E outras CrônicasALMA FEMININA
Queridos amigos, agradeço a todos os que me ajudaram e ajudam a manter essa campanha, adquirindo meus livros e desta forma propiciando-me a continuar a ajudar a acender no coração de muitas pessoas o amor pela leitura e pelos livros.

Obrigado!

Edison Borba

quarta-feira, 15 de julho de 2015

CASA DA DINDA OU CASA DA SOGRA?

A imprensa brasileira acordou o País com novas imagens da famosa Casa da Dinda, local bastante conhecido nos anos dourados do governo Collor.
Após vários anos, muitos escândalos, confisco dos bens do povo, passeatas, muito barulho, saída do presidente, esquecimento, memória curta dos brasileiros e retorno do Senhor Collor, nos braços do povo à Brasília, a Casa da Dinda volta a ocupar espaço na mídia, num momento em que o Brasil, está sendo visto como a Casa da Sogra, onde tudo mundo manda, todo mundo grita e ninguém se entende. A Casa da Sogra, também pode ser chamada de Casa da Dilma, que se parece com a casa da Dinda.
 
Que confusão!!!
Sogra, Dinda ou Dilma, seja qual for a dona da casa, a bagunça é a mesma. Ministros, senadores, deputados, secretários, assessores e muitos outros moradores, ajudam a manter o clima de bordel que invadiu o País.
Como é triste acompanhar as cenas policiais envolvendo parlamentares, homens e mulheres, eleitos por voto democrático serem arrastados por um mar de lama. Operações, investigações, prisões, denúncias envolvendo políticos que sem nenhum constrangimento continuam a exercer mandatos
e a desrespeitar as regras da ética e da moral.
Talvez, os responsáveis pelo tombamento de prédios históricos pudessem cuidar para que a Casa da Dinda, fosse preservada como um monumento à corrupção brasileira. Mantê-la preservada talvez, possa vir a ser uma forma de manter a memória do brasileiro "ligada" na triste História do País.
Infelizmente, o Brasil vem perdendo a sua identidade como Nação para se transformar na casa dos Sarney, dos Collor, dos Lula e das Dilma's.
Vivemos numa república onde o que é público não é de ninguém! Os que se apoderam legalmente do poder, esquecem seus compromissos com a democracia e passam a agir segundo seus próprios princípios.
Casa da Dinda? Casa da Sogra? Brasil? Afinal, quem somos nós?
Edison Borba

terça-feira, 14 de julho de 2015

AS SACOLINHAS DA VOVÓ!

No tempo das minhas avós, em todos os lares haviam sacolas de pano, algumas de couro e até pequenos cestos, muito usados para as compras. As famílias iam  para as feiras livres,  armazéns e  empórios, onde alguns produtos como o arroz, o feijão, a farinha entre outros, eram colocados em sacos de papel. As frutas e as carnes embrulhadas em papéis mais encorpados e até jornais eram usados. Meninos, construiam com caixotes, carrinhos de rolimã, que também eram usados para fazer o transporte das compras familiares.
Éramos mais ecológicos? Éramos mais integrados ao meio ambiente? Ou será que éramos mais atrasados?
O mundo evoluiu  os armazéns acabaram, os empórios fecharam e as feiras livres tornaram-se mais sofisticadas. Os sacos de papel sumiram da sociedade, dando lugar às sacolas de plástico. Milhares, milhões e talvez bilhões dessas aparentemente inofensivas sacolinhas se espalharaam pelo planeta Terra, ocupando todos os espaços possíveis, do fundo dos oceanos  e até nas mais altas montanhas, essas sacolinhas podem ser encontradas. O homem, encarregou-se de fazer a disseminação deste produto espalhando-o por todos os cantos do mundo.
À medida que evoluímos, estudamos, inventamos, criamos e inovamos fomos nos afastando das raízes ecológicas e causando graves danos ao meio ambiente.
Focalizando apenas o caso das sacolinhas de plástico, e diante de tanta discussão sobre o fato, lembro-me das minhas avós e das suas sacolas de pano, couro e dos cestinhos de vime. Lembro-me do meu irmão empurrando o seu carrinho de rolimã, transportando as compras de feira da nossa família.
Estamos diante de um grande desafio!

Voltamos no tempo e passamos a ter um comportamento das nossas avós?
Mesmo que isto seja feito, o problema continuará a exisitir: o que fazer com todas as sacolas de plástico que se espalharam pelo mundo?
No ano em que comemoramos os 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro, o PINCE, lança um desafio aos estudantes brasileiros: pensar, inventar, criar, construir e buscar soluções para este e outros problemas da nossa cidade e do nosso estado (RJ), que obviamente será também benéfico para toda a sociedade brasileira.
 
DIA 20 DE AGOSTO, PRÓXIMO, NA ACRJ (Associação Comercial do Rio de Janeiro) e com o apoio do SEBRAE, vamos nos reunir e rever a história do PINCE e buscar novos caminhos e soluções para este e outros problemas da nossa sociedade.
 
A reunião começará às 10 horas e será realizada na rua da Candelária, 09 - Centro.
 
Quer fazer a sua inscrição na reunião do dia 20 de agosto, mande seu email para o Professor
Luiz Maynart - email: luizmaynart@uol.com.br
 
Quer mais informações sobre o PINCE, escreva para o professor Edison Borba 
 
Sacolinhas da vovó? Venham conversar sobre este e outros assuntos. Tragam suas sugestões e vamos construir novos projetos que possam melhorar a vida da nossa sociedade.
Edison Borba

segunda-feira, 13 de julho de 2015

ORGULHO DE SER BRASILEIRO!

Nos primeiros dias de realização dos Jogos Panamericanos no Canadá, a cada participação de atletas do Brasil, com ou sem medalhas, temos o orgulho de sermos brasileiros.
 
Sabemos das dificuldades que a maioria deles enfrentou para chegarem até àquela competição, principalmente nas participações individuais. Para competir com os atletas dos Estados Unidos, Canadá e de outros países que investem na capacitação dos jovens em várias modalidades educacionais e esportivas, é preciso ter muita coragem.
Quando o sonho de uma medalha se concretiza a alegria é incontrolável.
Meninos e meninas corajosos, que não recebem quase nada de sua pátria, esquecidos pela mídia, jornalistas, revistas e principalmente por patrocinadores, eles lutam com as próprias forças, para serem notados no país do futebol.
William Lucas/inovafotoEles não possuem chuteiras douradas e nem usam cabelos espetados, não se envolvem com modelos e atrizes famosas, não são vistos embriagados, nem fazem festas em suas mansões. São brasileiros que possuem calos nas mãos, enfrentam contusões, torsões, escoriações, quedas e após algumas participações em Jogos Olímpicos, muitas vezes com medalhas de todos os tipos, são esquecidos.
É triste não vermos nossos jornais, emissoras de rádio e televisão em sua totalidade, enfatizando a participação desses brasileiros que tanto nos orgulham e que deveriam servir de modelo não só para crianças e jovens, mas para todos nós, principalmente políticos e empresários, que nada oferecem ao país, nem uma medalha de bronze por honradez, moral e ética.
 
 
Parabéns a todos os corajosos atletas brasileiros que participam dos Jogos Panamericanos no Canadá, vocês nos dão orgulho de sermos brasileiros!
Edison Borba

domingo, 12 de julho de 2015

FUTEBOL BRASILEIRO? QUE FUTEBOL?

Após um ano da triste goleada da seleção Alemã contra o Brasil, sete para os alemães e apenas um gol para a seleção brasileira, ainda sentimos na pele a grande vergonha que foi a realização da Copa do Mundo de Futebol, na Pátria Educadora.
Carregamos o luto de perdermos a taça e o prejuízo financeiro dos milhões de reais gastos na construção de arenas que em sua maioria encontram-se abandonadas,deixando claro que a nossa derrota não foi apenas no campo, jogando mal, isto é, muitíssimo mal, foi também no caráter e na ética dos brasileiros que comando este País. Infelizmente, nossos atuais atletas do futebol, aprenderam rapidamente a lição de que o que vale a pena é ter dinheiro, sucesso, roupas de marca, cabelos coloridos, tatuagens e mulheres, e quanto a jogar futebol; isto, só o fazem para os clubes europeus, onde são recompensados a peso de euros.
Precisamos ter uma seleção jenuinamente brasileira. Chega de convocar europeus travestidos de brasileiros, que pouco se importam coam a Pátria onde nasceram. Alguns, famosos, muito famosos, quando sentem que a situação está grave e que o título não será conseguido, armam contusões, simulam brigas para se livrarem das trágicas goleadas e manterem o suspense, de que eles ou ele fizeram ou fez falta na hipócrita seleção.
Reconstruir a seleção, será como reconstruir o País. Começar do zero expurgando todos os que se vendem ao capital estrangeiro. Quem foi, deve ir de vez, usar outra nacionalidade, trocar de passaporte e deixar o campo livre para os que ainda possuem um coração brasileiro. O mesmo deveria acontecer com os parlamentares, que poderiam viajar definitivamente para os paraísos fiscais onde possuem milhonárias contas bancárias e deixar que essa bela Nação sobreviva com aqueles que se sentem brasileiros de verdade, e portanto não serão capazes de furtar, roubar, violar, violentar, mentir, trapacear entre outros verbos terríveis quando colocados em ação.
Por favor, deixem o Brasil em paz!
Saiam pela porta dos fundos, com suas bolas, pastas, cabelos engomados, ternos alinhados, tatuagens vistosas, roupas maravilhosas, mulheres gostosas entre outras coisas que os fazem felizes.
Por favor, esqueçam o Brasil! Busquem outras praias para lavarem seus corpos sujos e mentes imundas que só causaram a ainda causam mal a esta Pátria, que felizmente ainda possui um povo trabalhador, que livre da presença dos corruptos da bola, das balas e das pedaladas, com fé e trabalho conseguirão reconstruir esta Nação.
Edison Borba