segunda-feira, 31 de agosto de 2015

VOCÊ É MONOFÓBICO?

Uma pesquisa recente  diagnosticou na sociedade moderna, uma nova fobia, trata-se da NOMOFOBIA, consequência do ritmo  de vida atribulado deste século, que é o desconforto, angústia ou medo de ficar incapacitado de comunicação através de aparelhos celulares ou computadores.
O simples fato de pensar em ficar sem celular, por furto, roubo, perda ou sem bateria, crédito ou mesmo cobertura, causa um quadro clínico, cujos sintomas são: suor frio, falta de ar, angústia e sensações semelhantes à da síndrome do pânico.
Os nomofóbicos, em sua maioria, não desligam seus aparelhos celulares. Vivem em tensão de perder contato com amigos e parentes. A ansiedade é uma condição constante levando-os a manter seus aparelhos ligados em cinemas, teatros, shows, enterros, casamentos, atos religiosos causando incômodos sociais.
Algumas vezes colocam sua vida e a de terceiros em risco, quando usam o celular dirigindo veículo. Alguns comprometem seus empregos, por manterem seus aparelhos ligados e atendendo a chamadas ou fazendo ligações em meio ao expediente de trabalho, causando  problemas com seus colegas e até prejuízo a seus empregadores.
Levar os aparelhos para o quarto, e dormir com ele ligado, prejudicando o sono, é uma atitude comum entre os nomofóbicos, fato que  aumenta a sensação de angústia por noites mal dormidas.
Num mundo que se mantém ligado, 24 horas, o medo da solidão aumentou, caminhando na contra-mão do que se imaginava.
Quanto mais a comunicação se moderniza, mais o ser humano tem medo de ficar sozinho, uma contradição ao processo evolutivo da tecnologia e da espécie humana, que passou a conviver com mais uma situação que compromete a sua sobrevivência.
 
O site www.nomophobia.com possui informações para tratamento deste sério problema, dando dicas para os nomofóbicos.
Edison Borba

domingo, 30 de agosto de 2015

O SALVADOR DA PÁTRIA.

Em 1989, a figura de Sassá Mutema, personagem da novela o Salvador da Pátria, tornou-se famoso. Todas as noites o Brasil, parava diante das telinhas dos televisores para assisitir o ator Lima Duarte dar vida a um personagem que marcou época numa ÉPOCA em que o Brasil voltava a experimentar a sensação de VOLTAR às urnas.
Uma frase do personagem Sassá foi bastante emblemática, quando ao ser chamado de "Salvador da Pátria", ele diz para o povo que o aclama: "uma pátria que se preza, que tem a sua dignidade não precisa de salvadores, quem salva a pátria é o povo".
Após 26 anos da exibição do folhetim, o Salvador da Pátria, a frase dita pelo personagem se faz necessária, e talvez pudesse ser resgatada para fazer com que nós brasileiros possamos evitar que pretensos salvadores da pátria retornem e RETOMEM o poder.
O Brasil já passou pelas mãos de diversos salvadores, de todos os tipos, cores, uniformes e partidos. Todos prometeram uma Pátria forte, rica e democrática onde TODOS os seus cidadãos teriam os mesmos direitos. O tempo passou, o Brasil experimetou regimes ALIMENTARES distintos em cada REGIME que o regeu. Feijão, arroz,  batata, fubá e farinha para o povo, e caviar regado a vinhos e champanhe para os donos do poder
Cansados de seguirem salvadores, no masculino, a população, mudou o sexo de seu heroil elegendo uma salvadora.  Após quatro anos envolvendo os eleitores num manto de santidade, a salvadora conseguiu a renovação de seu contrato por mais quatro anos. Infelizmente, para  tal faceta, ela apelou para a mentira e prometeu  que todos seriam salvos da miséria, do desemprego, do analfabetismo e que das torneiras jorrraria leite e, o mel estaria  em todas as mesas de TODAS as famílias,
independentes de classe social e de região, o Brasil, FINALMENTE, seria um só,  forte e com a bandeira verde, amarelo, azul e branco cobrindo todo o território nacional.
Porém, apenas um manto vermelho da cor de sangue envolveu o país de norte a sul e de leste a oeste, causando divisão  entre os CIDADÃOS, não uma divisão política partidária, como acontece entre as torcidas de times de futebol. O ódio foi disseminado de tal forma, que o Brasil está sendo dividido sutilmente pelas mãos hábeis de manipuladores.
Aos poucos está sendo revelado que a camapanha da salvadora foi pautada em mentiras, muitas mentiras e comprometimentos de tal forma que ela foi obrigada a dividir o poder em pedaços partidários (vejam o número de ministérios).
Nós, os eleitores compramos gatos por lebres e agora estamos pagando um alto preço pela ingenuidade que tivemos ao acreditarmos em fadas.
A nossa história ainda terá muitos capítulos e esperamos que haja um final feliz, e que a população possa colocar em prática as palavras do Sassá Mutema, no último capítulo da novela: " 
 
 "UMA PÁTRIA QUE SE PREZA, QUE TEM A SUA DIGNIDADE NÃO PRECISA DE SALVADORES, QUEM SALVA A  PÁTRIA É O POVO!" 
 
Edison Borba
 

sábado, 29 de agosto de 2015

POR QUE COMIGO? POR QUE EU?

Muitas vezes, quando encontramo-nos em uma situação difícil, ou quando algo de ruim a contece em nossa vida, questionamos: "por que comigo?"
Quando estamos sofrendo, ou quando somos magoados, menosprezados e humilhados, repetimos a questão: "por que eu?"
Dificilmente alguém que acabou de ganhar alguns milhões, fará estas perguntas!
Sentimo-nos o centro do universo, quando o sofrimento bate à nossa porta e buscamos um muro para as nossas lamentações.
Basta que aconteça uma situação complicada, apenas um problema, para que esqueçamos todas as coisas boas quie a vida nos oferece. Existe algo em cada um de nós, propenso a acolher as dores e as dificuldades para que nos tornemos vítimas, como Abel, morto por seu irmão Caim.
Temos a cultura da dor, há um certo prazer nas lamentações, é difícil afirmarmos que estamos bem. Geralmente falamos "estou mais ou menos". Raramente encontrarmos uma pessoa que diga (com firmeza) que está bem e que sua vida está boa.
Este tipo de afirmação parece ser um sacrilégio à dor dos outros. Como responder positivamente num mundo, onde a maioria das pessoas afirma que não está nada bem?
Não quero me fantasiar de Poliana, mas sabemos que a vida é uma luta constante, porém existe muito prazer em viver.
Talvez, não valorizemos o que está próximo a nós, e coloquemos  a felicidade num lugar difícil de ser alcançado.
Quando conseguimos mudar essa forma de pensar, há motivos para enxergarmos a luz em nosso caminho e aproveitamos os momentos de felicidade que surgem a cada dia.
Por que comigo? Por que eu?
Pensamentos nocivos à nossa saúde, quando se tornam lamentações.
Precisamos aprender a lutar, sem nos colocarmos como vítimas, amando e agradecendo aquilo que temos, conscientes da nossa existência e sem sermos massa de manobra ou vaquinha de presépio.
Precisamos  fazer o bem e amarmos os nossos semelhantes e tudo que existe na natureza.
Precisamos crer que o bem sempre vence o mal e nos bons superam os maus.
Nossa  vida se tornará melhor quando o amor ocupar o nosso coração.
Por que eu?
Por que eu sou filho de Deus e com Ele  estou sempre bem!
Edison Borba
 
 

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

E SE FOSSE O NOSSO FILHO?

O filho do excelente cirurgião Pitangui atropela e mata, um cidadão trabalhador. Preso, foi constatado que o motorista dirigia alcoolizado, e para o quadro ficar pior, ele, o atropelador já possui uma extensa ficha criminal envolvendo desrespeito às Leis de Trânsito. Por que o Senhor Ivo Nascimento de Campos Pitanguy, apesar de todas as infrações de trânsito, ainda continuava a dirigir? Por que o DETRAN não havia cassado a sua carteira de motorista?
Se ele já possuia uma ficha de irregularidades e sendo um alcoólatra comprovado, por que ainda continuava  ameaçando a vida de terceiros?
Outro caso, semelhante a este ocupou às páginas dos noticiários, envolvendo mais um filho de um poderoso empresário, neste Thor, "menino peralta", é da família Eike Baptista.
Mais um filho de poderoso homem da sociedade brasileira, atropela e mata um cidadão trabalhador.
Infelizmente, os filhos dos famosos e milionários serão sempre perdoados. Os bem pagos advogados,
encontram brechas nos textos das leis para absolver criminosos de famílias que podem comprar as leis.
E se fosse o meu filho a cometer uma atitude desta natureza?
E se fosse o seu filho, caro leitor, como seria o tratamento da nossa justiça?
Creio que os que estão lendo esta crônica, devem estar pensando, assim como eu: "meus filhos não
cometeriam uma atrocidade assim, salvo se algo acontecesse acidentalmente, isto porque em nossa família, aprendemos a respeitar os seres humanos, sem distinção de cor, opção sexual e religiosa e classe social. Creio que a maioria das famílias, ainda preservam o respeito ao semelhante e a natureza.
O dinheiro e o poder, em alguns grupos familiares, fazem crescer monstros, sádicos, doentes mentais
que protegidos pelo poder dos pais sentem-se deuses capazes de matar, sem medo de julgamento.
Nossos juízes, os que controlam a balança da justiça, colocam os pesos  das prisões para os pobres e trabalhadores. Os  cidadãos que não possuem dinheiro para comprar juízes e mudar a justiça
correm o risco, até de pagar por crimes que não cometeram.
E se fosse o meu filho? E se fosse o seu filho?
Num lar onde reina  harmonia e  amor, caso uma fatalidade viesse a ocorrer, mesmo com o coração sangrando, a justiça seria feita, e todos os familiares juntos se questionariam onde aconteceu o erro e juntos (muito unidos) abraçariam a causa, de que todo crime deve ser reparado, doa a quem doer, mesma que a dor seja a minha ou a nossa dor.
Edison Borba

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

PEDALADAS!!!

Nos anos cinquenta, Adelaide Chiozzo, cantava e tocava o seu acordeão: "pedalando, pedalando vou buscar o meu amor", fazendo a plateia suspirar no escurinho do cinema, assisitindo ao filme Aviso aos Navegantes.
Na mesma época, outra cantora da Rádio Nacional, fazia sucesso, cantando "o vovô ia a cavalo, para visitar vovó, o papai de bicicleta pra ver mamãe, olha vejam só. Hoje tudo está mudado, mudou tudo sim senhor"... cantava Emilinha Borba, a favorita da Marinha.
Bons momentos de um tempo em que pedalar era passear montado numa bicicleta, também chamada "camelo" e sair sentindo o vento no rosto, curtindo a vida.
Infelizmente como previu a música da cantora Emilinha, hoje tudo está mudado, mudou tudo sim senhor e pedalar significa burlar, desviar, alterar as contas de um país.
A Presidente Dilma, curte pedalar em sua bicicleta e sair pelas avenidas do Planalto livre, leve e solta para manter forma física, porém  quando no siêncio de suas salas no palácio Alvorada, ela pedala as finanças do Brasil.
Mascara as contas somando onde deveria subtrair, multiplicando na hora que deveria dividir e trocando vírgulas de lugar.
Tudo isso para as contas fecharem no azul celestial e não no vermelho infernal.
Saudade da Adelaide Chiozzo e da Emilinha Borba que alegraram  o Brasil com suas músicas e cantorias onde o pedalar era uma atitude saudável e não uma forma de ludibriar os eleitores, em "desavergonhadas" pedaladas fiscais.
Edison Borba
 

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

A CULPA É DA CHINA!

Que me desculpem os irmãos chineses. Apesar de gostar de vocês e sonhar em poder um dia visitar o seu país, e poder me deslumbrar com as suas belezas naturais, além de mergulhar na sua milenar história, e tomar conhecimento de toda a sabedoria que vocês armazenaram em muitos anos.
Também gostaria de ver de perto a sua alta tecnologia, e tudo o que foi criado à nível de inovação.
Mas, estou magoado com vocês, que estão sendo apontados como os causadores dos problemas brasileiros.  Com o seu menor crescimento e a diminuição da importação de produtos brasileiros, vocês estão nos causando uma crise.
Vocês são culpados:
>>dos problemas na Petrobrás.
>>do aumento da corrupção na política brasileira.
>>cabe a vocês a responsabilidade do roubo da merenda escolar em alguns municípios do Brasil.
>>vocês são responsáveis pelo problema do lixo na cidade de Guarujá em São Paulo
>>até a dengue, foram vocês que enviaram o mosquito para o Brasil.
>>da demissão de alguns professores do município de Rio Preto em MG, é de responsabilidade dos chineses.
>>do excessivo gastos dos parlamentares no processo eleitoral, chegando a criar empresas fantasmas, é culpa de vocês.
>>vocês também são responsáveis pelas falsas promessas de candidatos durante o processo eleitoral.
>>desculpem-me, amigos chineses, mas vocês são responsáveis pelas balas perdidas, principalmente no Rio de Janeiro.
>>do crescimento da taxa de desemprego e o nosso analfabetismo tem do dedo de vocês.
>>da evasão escolar também se pode colocar na sua conta.
>>da falta de água, o aumento nas contas de energia é tudo culpa da China.
>>o aumento do tomate e da cebola é de responsabilidade dos amiguinhos chineses.
Tenho muito mais problemas para colocar na conta dos amigos chineses, mas não vou continuar, para não causar uma crise internacional, pois acredita-se que os corruptos apanhados pela Operação Lava Jato, foram orientados por vocês, que também estão dando maus conselhos para a nossa Presidenta (ou será Presidente?).
Por favor, o povo brasileiro pede a vocês: - parem de nos prejudicar e deixem a Dilma trabalhar!
Edison Borba

terça-feira, 25 de agosto de 2015

TERCEIRIZANDO A EDUCAÇÃO.

A sociedade atual, vive com a agenda lotada de compromissos. Famílias de qualquer classe social, por motivo de sobrevivência, vaidade ou necessidade precisam (??!!) deixar seus filhos sob os cuidados de terceiros. Esta forma de vida familiar nos leva a pensar numa nova sociedade, onde os valores de um grupo serão afetados pela interferência de alguém de outro grupo.
Nas escolas este tipo de situação é bastante percebida, quando fica delegado aos professores a função de educar, além daquela que lhe é de direito, a de ensinar conteúdos de uma determinanda disciplina. Quando por algum motivo a presença dos responsáveis se faz necessária no colégio, fica evidente o desconhecimento que alguns familiares demonstram em relação aos seus filhos.
A falsa tranquilidade, que, o também falso controle, que os pais pensam ter sobre seus filhos através dos aparelhos celulares, fica evidente quando crianças e jovens são envolvidos em situações criminosas.
Educação de qualidade envolve presença, contato físico, interesse, respeito e amor. Nenhuma câmera, babá, acompanhante, professor, treinador, celular, computador pode substituir a relação familiar.
Pais e filhos convivendo diariamente, fisicamente, oralmente, auditivamente, harmoniosamente e afetivamente não tem como substituir. 
O silêncio tem sido observado nas famílias atuais. Cada qual no seu cada qual, simulando uma respeitabilidade  que só existe em filmes. Os espaços de uma casa (LAR), devem ser respeitados por educação e não por portas trancadas onde o quarto não se comunica com a sala e esta com a cozinha.
O respeito a portabilidade de aparelhos celulares e computadores é coisa de empresa e usuário, na relação pais e filhos a sinceridade na comunicação é essencial para um bom relacionamento.
Infelizmente, a permissividade que observamos a cada dia na nossa sociedade e a falsa presença familiar através da terceirização educacional, nos leva a ter preocupações quanto ao futuro de nossas famílias.
Não podemos confundir casa  e grupo de pessoas que a habitam,  com família que forma um lar!
Edison Borba

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

DESGOSTOS EM AGOSTO?

Mais uma segunda-feira! Mais uma semana de um mês que está chegando ao fim. Lá se vai agosto, o mês do "desgosto".
Para os supersticiosos o período mais perigoso de cada ano, e para fortalecer esta preocupação, a história aponta com alguns fatos ocorridos neste nefasto período, onde aconteceu o suicídio de Getúlio Vargas, o acidente que matou a bela Lady Di, a  morte do rei do rock - Elvis Presley além do questionado acidente de carro que vitimou Juscelino Kubitschek, além de outros famosos que morreram neste fatídico mês, incluindo Eduardo Campos candidato a presidente do Brasil.
Foi em agosto que houve  início da Primeira Guerra mundial, e também foi em agosto, em 1945, que mais de 200 mil pessoas morreram em Hiroshima e Nagasaki, pela bomba atômica, marcando o final da Segunda Guerra Mundial.
Todas essas tragédias fortaleceram a crendice popular em torno do oitavo mês do nosso calendário, que ao chegar, aumenta a expectativa do que acontecerá nos seus 31 dias.
Porém, não podemos nos deixar levar por crendices e superstições; acidentes, mortes, tragédias acontecem em qualquer, dia de qualquer mês. Não existe maldição sobre o mês de agosto, apenas a rima de agosto com desgosto, e mais nada.
Quando cultivamos bons pensamentos e temos fé, mesmo durante períodos mais atribulados da vida, conseguimos força para continuar. 
Ao revisitarmos as tragédias que marcaram a história mundial, encontramos a mão do homem, movendo as peças no tabuleiro de xadrez da vida. A maioria das tragédias e mortes foram causadas pela ganância, vaidade, intolerância, raiva, ódio, desejo de vingança além de outros sentimentos ruins cultivados pela espécie humana.
Quando a humanidade  evoluir e conseguir viver amando o seu planeta e tudo que nele existe, não haverá mais problemas com o mês de agosto e nem com outros onze meses do nosso calendário.
Edison Borba

domingo, 23 de agosto de 2015

ESPELHO, ESPELHO MEU ...


Diariamente, quando acordo e olho minha imagem no espelho, penso na responsabilidade que devo ter comigo, isto é, sou responsável por um corpo, uma vida que me foi concedida, por um tempo, que não sei determinar matematicamente. Lembro também, do que aprendi por vários veículos, que sou a imagem de Deus, sou uma criatura vivente e que, como tal, devo cuidar-me e também de todos os seres vivos da Terra e do meio ambiente em que estou inserido.


Quanta responsabilidade para um ser humano!

Mas, se soubermos dosar as tarefas e não exagerar em nenhuma delas, tudo poderá ser realizado, sem que tenhamos desgastes além dos esperados. Porém, muitas vezes exagero em algumas atitudes e vou além, muito além do que deveria. Nos cuidados ao meu corpo, manter minha saúde seria simples seu eu não cometesse exageros no comer e beber e para eliminar os excessos corro, malho e faço dietas, provocando no meu corpo reações além do que ele pode aguentar. O mesmo ocorre no quesito higiene, onde o abuso de produtos que garantem que vou rejuvenescer e ficar "bonito" levam-me a uma intoxicação constante, mas não para aqui meus abusos de mim. Durmo tarde, trabalho bastante e busco divertimento, que não me divertem, apenas desgastam meu organismo, mas que me garantem uma falsa felicidade, que se reflete nas minhas olheiras e no rosto cansado que tento esconder com cremes e mais cremes milagrosos.


Mas, a vida moderna é assim, é o que digo diariamente para mim, reforçando o que as propagandas e anúncios empurram por minha goela. Tenho três celulares, um telefone fixo, dois emails, twiter, blog, facebook e muito mais, para manter-me conectado com o mundo. Falo com mil pessoas diariamente, mas volto para casa sozinho e sozinho respondo e respondo virtualmente as mil mensagens de amigos, que não conheço e os que conheço, faz tempo que não abraço.


Mas, a vida moderna é assim, quem não está conectado está fora do mercado. Que mercado? Êta dúvida cruel! Sigo em frente, vou na massa, seguindo no meio do povo, para não ficar para trás.


Seguindo o quê? Seguindo quem?

Mais um dia passou, mais uma vez olho-me no meu espelho,  companheiro que sem medo de magoar-me, mostra claramente a minha cara, o meu corpo, e como está a minha vida.

Neste momento lembro que meu corpo é um templo, onde deve haver a presença de Deus. Mas minha agenda tem muitos compromissos e não há tempo para reflexões. Mais uma vez vou adiar este encontro comigo para conversar (comigo) sobre o tipo de vida estou levando ou estão levando-me.

Amigos, desculpem-me interromper o texto, porém um dos meus celulares está tocando e há vários e-mails para responder e meu grupo do what está aguardando a minha mensagem diária.
Nos vemos por aí! Quem sabe entre uma mensagem e outra nos esbarramos pessoalmente para darmos um forte abraço.

Edison Borba

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

PRESIDENTE OU PRESIDENTA?

Quando a Senhora Dilma foi eleita em seu primeiro mandato, surgiu a polêmica quanto ao tratamento que seria dado e ela: Presidente ou Presidenta?
Diversos estudiosos da Língua Portuguesa, especialistas em Gramática, pesquisadores em Linguística e demais cultores da língua pátria analisaram e discutiram a questão. Atualmente, a senhora Dilma é indistintamente tratada como Presidenta ou Presidente, dependendo de quem a ela se refere e que tipo de relacionamento o locutor mantém com a Chefe desta Nação.
Porém, neste segundo mandato, surgiu uma outra questão, que não é relacionada ao tratamento linguístico, mas ao exercício do cargo. Nos últimos meses, em que o Brasil mergulhou numa crise política e social, uma dúvida está pairando sobre esta Nação: quem está à frente do Governo é uma Presidenta ou um Presidente?
Esta  questão de gênero tem estado presente nestes últimos dias, pois constantemente um antigo presidente, é visto nas manchetes e ao lado da presidenta tomando atitudes e fazendo pronunciamentos em que nos leva a crer ser ele o Presidente, isto é, ele está no comando.
Possivelmente este Senhor, já está ensaiando a sua volta ao poder, que poderá acontecer no final do presente  mandato da Presidenta, pelo menos é o retrato dela que está na parede do palácio da Alvorada. Esta situação ambígua é preocupante: será que temos uma mulher fazendo figuração no papel principal da democracia brasileira?
O Brasil tem uma Presidenta (mulher) ou um Presidente (homem )?
Creio que esta confusão de papeis é que está deixando o povo atordoado. Passeatas contraditórias acontecem sem que haja uma clara posição popular sobre quem é quem, pessoas exibindo cartazes e faixas em defesa do Presidente misturadas as da Presidenta? Que confusão!
Nunca se falou tanto em democracia,  resolvi buscar no dicionário o verdadeiro significado desta palavra:
Democracia do grego demokratia = governo do povo. Doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição equitativa do poder, ou seja, regime de governo que se caracteriza, em essência, pela liberdade do ato eleitoral.
Infelizmente, no Brasil, não há liberdade eleitoral, pois existe a obrigatoriedade de votar, e caso o cidadão não possa comparecer às urnas será punido com multa. Novamente (infelizmente) essa obrigatoriedade permite manipulação, compra de votos e até outras ilegalidades que sabemos existir. Quanto ao governo ser do povo, ledo engano, o povo brasileiro tem sido figurante e manipulado pela centena de políticos e seus assessores que formam uma quadrilha, que em algumas cidades funciona em linha dura ou uma ditadura coberta com o manto da democracia.
Os direitos do povo são atendidos conforme os interesses de cada político e de seus partidos. Temos uma democracia repartida, dividida onde a manipulação é visivelmente ativa.
E assim caminha a humanidade brasileira, em passos de formiga e sem direção, sem saber quem é o "dono" desta Pátria: será uma Presidenta um Presidente ou ... ???
Edison Borba 

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

TENHO PENA DE VOCÊS!

Queridos amigos da Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Austria e de outros países, eu tenho muita pena de vocês. Como deve ser monótona as suas vidas. Dia após dia, anos e anos convivendo com a falta de emoção.
Lamento mas a sensação de ter a inflação batendo à porta é inimaginável. Sair para o trabalho e o trem, metro, barca ou ônibus não chegar ao final da viagem, esta emoção vocês jamais sentirão.
Eu, já fui furtado e assaltado, perdi dois carros e ainda sinto um "frisson" corporal que tento resolver com a minha analista. Essa sensação vocês jamais saberão como funciona num cérebro humano! Eu tenho este orgulho: fui uma vítima!
Tenho pena de vocês que nunca saberão como é passar noites e noites tentando dormir sob ao som do pipocar de tiros. Escolas fechadas, aulas suspensas, interrupção nos atendimentos nos postos de saúde, comércio fechado e a rotina da população alterada por ordem de bandidos, que usam  armas de vários calibres, cujas balas cruzam nosso céu estrelado, algumas chamadas de "perdidas", acham inocentes e acertam pessoas dentro de suas casas, em escolas, nas ruas, nas praças e até dentro de veículos.
Canadenses, vocês também devem ser frustados, junto com outros cidadãos de outros países, com
a falta de emoção em suas vidas. Vocês não sabem como é viver  economizando água e ver seus recursos naturais desaparecerem gradativamente. Jamais terão o privilégio de conviverem com queimadas, destruição de florestas e ver seus rios serem poluídos diariamente. Enchentes provocadas por chuvas? Esse é um prazer bem nosso. Desabrigados e desalojados ainda sofrem com o desvio das doações que são dirigidas a eles, essa é situação é bem típica do nosso verão.
Coitados de vocês! Aqui temos arrastão nas praias, menores armados com facas roubando e furtando bicicletas, policiais diariamente correndo de comunidade em comunidade tentado aplacar ânimos e desarmar bandidos.
Aqui temos Claudinho da Mineira, PQD, Fú da Mineira, Play Boy, Marcelo Piloto, Beira Mar, Mica, Arafat, Orelha, Matemático e muitos outros, alguns já falecidos, mas que foram rapidamente substituídos, todos são poderosos brasileiros (traficantes) que ocupam e dominam comunidades.
Queridos amigos, tenho pena de vocês, que não foram contemplados com o Pão de Açúcar, Pantanal, Amazônia, Cristo Redentor, lindas praias do nosso extenso litoral, além de outros monumentos que merecem ser visitados.
Importante: caso resolvam sair da monotonia de seus países, e queiram fazer turismo visitando minha Terra, não esqueçam das vacinas e também de colocar na bagagem um colete à prova de balas.
Estaremos esperando vocês com o sorriso e a hospitalidade, marcas registradas do povo do Brasil!
Edison Borba
 
 

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

A OPERAÇÃO LAVA JATO NO PLANETA DOS MACACOS

Revendo o filme "O Planeta dos Macacos" estrelado por Charlton Heston em 1968, a última cena é bastante atual e nos leva a uma reflexão entre a vida e a arte. Charlton Heston vive o papel do astronauta Taylor, que após muitos anos no espaço, sua nave cai na Terra, mas a sua geografia está tão diferente que ele e seus amigos imaginam estar em outro planeta.
A civilização humana está nas mãos dos macacos, que passaram a governar o mundo, enquanto os poucos seres humanos que restaram são as feras. Não falam, vivem na floresta e são caçados pelos novos donos do planeta.
Nos momentos finais do filme, o personagem Taylor, ainda ignorando que esta na Terra, pergunta para o Dr. Zaius, um macaco cientista: "porque neste planeta o macaco evoluiu do homem?"
Dr. Zaius responde: "eu odeio você e a sua raça, porque o homem é uma criatura bélica e destrói tudo que está ao seu redor, até ele mesmo!"
Trazendo este diálogo para os dias de hoje, podemos observar a verdade contida neste filme. Focando apenas a questão da água potável, segundo a ONU até 2025, duas em cada três pessoas irão sofrer com a escassez de água.
Neste momento milhões de pessoas em diversos países sofrem com a falta de água para o consumo.  Conforme pesquisadores 70%  do nosso planeta é constituído de água, mas apenas 3% é doce e, desse total, muito desta água está subterrânea. O Brasil possui a maior parte do potencial de água doce da superfície terrestre, sendo que grande parte está na Amazônia. O desmatamento sem controle, a poluição constante, o uso inadequado do solo e outras formas inconscientes do mau uso do planeta confirma a teoria do macaco (Dr. Zaius): o homem destrói tudo que está ao seu redor!
O problema de escassez de água no Brasil já é algo concreto. Além da tradicional seca nordestina, a região sudeste vive hoje em alerta máximo para a falta de água. A população de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro  e Espírito Santo já dormem e acordam com o fantasma da seca. Um problema que se bem avaliado nos leva até a falta de educação popular e consequentemente aos homens e mulheres que detém o poder de legislar.
Infelizmente se analisarmos com cuidado e calma, chegaremos até o Mensalão e a Operação Lava Jato, onde desvio de dinheiro que poderia ser usado para obras de saneamento, melhoria da educação popular, maiores cuidados com a saúde e higiene da população foram desviados para contas particulares. A morte do rio Tietê e da baía de Guanabara, são questões claras da falta de ética dos nossos políticos. A seca do nordeste já elegeu muitos presidentes no Brasil e ainda continuará a ser usada como local de voto útil.
Infelizmente, a pequena (grande) quantidade de água doce que existe em solo brasileiro está ameaçada pela ganância de alguns homens e mulheres que estão contribuindo para a destruição do planeta Terra.
Os problemas atuais do Brasil, terão consequências muito maiores do que podemos imaginar. Não se trata apenas de uma situação endêmica, é algo epidêmico e consequentemente poderá chegar a ser pandêmico.
Edison Borba
 
 

 

 

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

O POVO UNIDO JAMAIS ...

Este e outros gritos já foram e ainda continuam a ser ouvidos nas ruas, avenidas e praças do Brasil. Em diversos momentos da história brasileira trabalhadores, estudantes o povo em geral se reúne para reclamar seus direitos. Em greves, durante o período de ditadura, nos anos Collor, nas grandes reinvidicações o povo se une e clama por justiça.
Este dominhgo 16 de agosto, mais uma vez milhares de brasileiros voltaram às ruas e mais uma vez ouvimos "o povo unido jamais será vencido".
Infelizmente, nossos governantes e políticos em geral estão usando tapa ouvido ou sofrendo de surdez coletiva, pois ignoram o apelo de milhares de homens, mulheres, jovens e crianças que pedem por seu direitos como cidadãos.
Provavelmente a maioria dos parlamentares, empresários e demais componentes da grande corte presidencial passaram o dia à beira de suas piscinas saboreando caviar regado a champanha francesa.
É possível ouvir seus risos e deboches da população, que não está mais aguentando a pressão da crise que assola o País. Os brasileiros estão vivendo dias de incerteza e impunidade.
Apesar da Operação Lava Jato estar passando à limpo a nossa atual democracia, ainda estamos longe de vermos os corruptos (todos) na cadeia, cumprindo pena como qualquer bandido.
Antigos políticos e velhos presidentes reunidos com a jovem guarda de parlamentares, muitos descendentes diretos de conhecidos corruptos.
Eu, particularmente, já perdia a conta do número de vezes que caminhei pelas ruas gritando palavras de ordem. Fui universitário nos anos sessenta, bancário e profesor e desde então (mais de 40 anos) continuo acreditando que "o povo unido jamais será vencido".
Vi muitos companheiros partirem, sofrerem e envelhecerem na luta por uma democracia verdadeira.
Vi líderes em quem acreditei transformarem-se em bandidos, ladrões, corruptos mudando completamente de comportamento após chegarem aos palácios, senados e câmaras.
Já chorei lágrimas de "spray" de pimenta, carreguei faixas e bandeiras e fui convidado a visitar o antigo DOPS, mas nunca  perdi a fé em  um Brasil mais ético com seu povo.
Minha esperança até hoje dança na corda bamba de sombrinha, como cantou Elis Regina, mas o nosso show tem que continuar.
Hoje vivemos mais um ato desta ópera. as cortinas do teatro Brazilis, fechou ao final de mais um espetáculo. Na plateia o povo aguarda por uma nova temporada, com melhores atores e atrizes, fazendo um papel melhor.
Estou quase pedindo a devolução do meu ingresso e buscando outro teatro onde eu possa deixar de conviver com esta trágica comédia que há anos está sendo encenada nos palcos do Brasil.
Edison Borba